Isotônico caseiro: aprenda receita feita a partir de água de coco

Saiba como funcionam as bebidas que prometem reposição imediata de energia e aprenda a fazer versão não industrializada e mais saudável

iStockiStock

atualizado 17/06/2019 22:44

A hidratação no pós-treino é essencial para ter bons resultados e recarregar as energias. Nesses casos, algumas pessoas gostam de tomar isotônicos, bebidas compostas por sódio, carboidratos, potássio, vitaminas e minerais. Além dos preparos industrializados, há formas caseiras – e mais saudáveis – de conseguir os efeitos reparadores.

A composição dos isotônicos é semelhante aos fluidos corporais, de forma que eles são transferidos facilmente para a corrente sanguínea, revertendo o quadro de perdas causado pela transpiração excessiva. Por isso, essas bebidas também são conhecidas como repositores hidroeletrolíticos.

No entanto, os isotônicos são recomendados somente para consumo durante e/ou depois da atividade física, devem ser evitados por quem não pratica atividades intensas. Eles contêm alto valor calórico e podem sobrecarregar os rins.

Caso prefira fazer uma receita caseira, você pode usar água de coco, maçãs e couve. Basta bater todos os ingredientes e tomar. Nesse caso, para reposição rápida de energia, é melhor coar a mistura, porque as fibras diminuem o ritmo da digestão. A água de coco tem cinco vezes mais potássio que os isotônicos disponíveis no mercado, e isso ajuda a evitar cãibras.

(Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias