Covid-19: inscrição de voluntários para testes da vacina no DF está aberta

Instituto Butantan disponibilizou plataforma on-line para que profissionais de saúde se candidatem a participar dos ensaios clínicos

atualizado 14/08/2020 19:12

Doutor Gustavo Romero, coordenador do estudo da vacina contra Covid-19 no Distrito Federal, mostra embalagem e seringa utilizada para a imunização - vacina covidJacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

O Instituto Butantan liberou, nesta sexta-feira (14/8), a plataforma para pré-cadastro de voluntários que queiram participar do estudo clínico da vacina contra a Covid-19 no Distrito Federal. O processo, que é organizado pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB), pretende testar a imunização em cerca de 850 pessoas.

Serão aceitos apenas profissionais de saúde. A plataforma on-line (que pode ser acessada aqui) tem um formulário que servirá para triagem e avaliação se o candidato se encaixa no perfil procurado. O acesso é totalmente eletrônico – não haverá inscrição presencial.

Os voluntários aceitos serão contactados pela equipe da pesquisa para confirmar os dados e agendar o atendimento no HUB. São duas doses da vacina, com um intervalo de 14 dias, sendo que metade dos participantes receberá um placebo. Cada pessoa será acompanhada periodicamente por 12 meses. O objetivo dessa etapa da pesquisa é definir se a imunização é eficaz contra o coronavírus.

Podem se candidatar ao estudo, apenas profissionais de saúde do DF que cumpram os seguintes critérios:

– Ter mais de 18 anos;
– Trabalhar em serviço de saúde atendendo pessoas com Covid-19;
– Não ter sido diagnosticado ou testado positivo para o vírus da Covid-19;
– Ter registro no conselho profissional regional;
– Não apresentar doença crônica;
– Se mulher, não estar gestante;
– Não participar de outro ensaio clínico.

0

Últimas notícias