Covid-19: autópsias encontram coágulos em quase todos os órgãos

Alguns pesquisadores sugerem que a doença possa ser vascular, mas a teoria era de que apenas grandes artérias seriam afetadas pelos trombos

atualizado 13/07/2020 16:59

imagem de um coáguloBSIP/Universal Images Group via Getty Images

De acordo com um estudo publicado na revista científica The Lancet, o coronavírus pode ser responsável por coágulos em quase todos os órgãos do corpo. Descrita inicialmente como uma doença pulmonar, vários pesquisadores acreditam que a infecção é, na verdade, vascular: porém, até o momento, os trombos não haviam sido observados fora das grandes artérias e em alguns órgãos como coração, pulmão, cérebro e pele.

Amy Rapkiewicz, responsável pelo estudo, considera a descoberta “Dramática. “O que esperávamos encontrar nos pulmões, encontramos em quase todos os outros órgãos”, diz, em entrevista à CNN americana.

A pesquisa também encontrou células da medula óssea (megacariócitos) no coração, rins, fígado e outros órgãos – essas células não costumam circular fora dos ossos e pulmões. “Principalmente no coração, os megacariócitos produzem plaquetas que estão intimamente ligadas à coagulação sanguínea“, diz a pesquisadora.

Os próximos passos da pesquisa pretendem determinar qual é a conexão entre a presença dessas células de medula óssea fora dos locais comuns e a coagulação de pequenos vasos sanguíneos com o coronavírus.

0

Últimas notícias