Doença vascular rara em crianças com coronavírus preocupa médicos

Ao menos 12 crianças do Reino Unido necessitaram de cuidados intensivos nas últimas três semanas, de acordo com o Serviço Nacional de Saúde

atualizado 29/04/2020 17:45

Mãe cuidando da filha resfriadad76 masahiro ikeda/GETTYIMAGES

O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido está em alerta após identificar casos de crianças com uma doença rara que afeta os vasos sanguíneos, conhecida como síndrome de kawasaki – principal causa de doença cardíaca adquirida em menores de 18 anos no Reino Unido. Os quadros estariam relacionados ao novo coronavírus.

De acordo com a NHS, houve um aumento aparente no número de crianças de todas as idades que apresentaram sistema inflamatório necessitando de cuidados intensivos em Londres e em outras regiões do Reino Unido.

“Os casos têm como característica uma sobreposição de síndrome de choque tóxico e doença atípica de kawasaki com parâmetros sanguíneos consistentes com Covid-19 grave em crianças”, dizia a carta enviada a clínicos gerais de Londres.

Em entrevista para a rádio LBC nessa terça-feira (28/04), o ministro da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, mostrou preocupação com os casos. “É uma doença nova que acreditamos que pode ser causada pelo novo coronavírus. Estou muito preocupado pelos primeiros sinais de que, em casos raros, há uma resposta autoimune das crianças que causa uma doença significativa.”

Aproximadamente 20 casos parecidos foram registrados na França, em crianças com idades entre 2 e 10 dias.

As causas da síndrome de kawasaki ainda são pouco conhecidas, no entanto, se sabe que ela inflama os vasos sanguíneos e é mais comum em crianças com menos de 5 anos. Os pacientes identificados na Inglaterra precisaram de terapia intensiva após desenvolverem sintomas comuns, como dor abdominal, transtornos gastrointestinais e inflamação em torno do coração. (Com informações do The Guardian e Estadão)

Últimas notícias