Confira 4 alimentos que são aliados da saúde do fígado

Alguns alimentos colaboram para a desintoxicação do corpo, evitando que o fígado fique sobrecarregado

atualizado 16/08/2022 19:11

Foto colorida de espinafreUnsplash/Reprodução

O fígado exerce funções essenciais para o corpo. Ele auxilia na digestão e no metabolismo dos alimentos, limpa as toxinas do sangue e armazena vitaminas e minerais. Apesar de conseguir se regenerar dos danos causados pelo organismo, uma alimentação pobre em nutrientes combinada com o consumo de bebidas alcóolicas em excesso pode causar graves danos ao órgão.

O aumento de gordura no fígado, chamado de esteatose hepática, está intimamente relacionado à alimentação e hábitos ruins. Por isso, uma dieta equilibrada em conjunto com atividades físicas frequentes é a melhor maneira de garantir uma boa saúde para o órgão. É indicado que o cardápio contenha alguns alimentos específicos que ajudam o fígado a funcionar melhor.

“As folhas verdes escuras, por exemplo, são ótimas alternativas para a saúde do fígado. Não devem ser excluídas da dieta nunca, pois conseguem dar ao ser humano um leque muito grande de vitaminas e minerais”, afirma o nutricionista Bruno Redondo.

Veja as melhores dietas para comer de forma saudável

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
0

 Confira 4 alimentos que colaboram para a saúde do fígado:

  1. Folhas verdes escuras: elas contêm uma variedade muito grande de vitaminas e minerais. Além disso, são muito versáteis e podem ser incluídas em diversas receitas como saladas e bebidas. Agrião, acelga, rúcula e espinafre são alguns exemplos desse tipo de alimento;
  2. Leite e ovos: são ricos em vitamina A e antioxidantes, importantes para o funcionamento do fígado. A vitamina A também podem ser encontrada em fígados de vaca e galinha e em alimentos coloridos, como cenoura, laranja e pimentão;
  3. Peixes de águas profundas: ricos em ômega 3, eles ajudam o fígado a ficar menos sobrecarregado. Salmão e atum são exemplos e, quando incluídos no cardápio, auxiliam a diminuir a gordura presente no órgão;
  4. Abacate: badalado por conta da presença de gorduras boas, o abacate diminui o nível de colesterol do sangue, ajudando a diminuir a sobrecarga do fígado. Ele também funciona como um alimento detox. 

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias