Comer de três em três horas é o mais indicado para emagrecer?

A afirmação já foi repetida como lei em consultórios de nutrição, mas novas informações indicam que esta não é uma verdade absoluta

atualizado 07/02/2019 14:07

Lumina Images, Getty Images

É comum escutarmos que para acelerar o metabolismo e, consequentemente, emagrecer é preciso comer de três em três horas. Por muito tempo, as dietas foram desenhadas para cumprir esse protocolo. As pessoas acreditavam que assim teriam menos fome e estocariam menos energia caso seguissem as recomendações. No entanto, hoje em dia já existem outros caminhos que revelam por que não é preciso necessariamente comer em intervalos tão pequenos.

Segundo a nutricionista Fernanda Vargas, os estudos mais recentes não indicam que há diferenças no funcionamento do metabolismo relacionadas ao número de refeições que a pessoa faz. “Se uma pessoa come a cada 3 horas, ela está sempre fornecendo energia para o organismo, e o corpo entende que não há necessidade de buscar outras fontes energéticas – como a própria gordura, por exemplo”, explica Fernanda.

Um estudo holandês realizado pela Universidade de Maastricht mostra que pessoas que comem muitas vezes ao dia podem elevar os níveis de glicose no sangue mais do que as que comem poucas vezes. A pesquisa conclui, ainda, que mais importante do que comer a cada três horas é selecionar a qualidade dos alimentos.

Não faltam teorias no imenso leque de opções das dietas. Até aqui, o certo é que as estratégias de alimentação precisam ser pensadas para cada indivíduo. “Acho sempre importante questionar o que faz sentido e o que se encaixa melhor na rotina. É sempre importante ter em mente qual é o objetivo da pessoa”, explica Fernanda Vargas.

A especialista cita como exemplo o caso de pessoas que querem emagrecer e precisam controlar os níveis de insulina e/ou glicose no sangue. “Para elas, talvez não seja necessário comer a cada 3 horas”, afirma. “Mas, se por outro lado, o caso se refere a uma pessoa que precisa ganhar peso e/ou que faz exercício regularmente e quer desenvolver músculos, para ela o indicado é comer a cada 3 horas”, conclui.

 

 

Últimas notícias