metropoles.com

Com síndrome pós-Covid-19, bebê fica com pés e mãos azuladas

A mãe da criança é enfermeira e percebeu que havia algo errado com a filha ao buscá-la na creche

atualizado

Compartilhar notícia

FreePik
bebê dormindo
1 de 1 bebê dormindo - Foto: FreePik

Ao buscar a filha Madelyn Grant, cinco meses, na creche, a enfermeira americana Lauren Grant, 25, percebeu que a menina estava com manchas azuladas nas mãos e nos pés.

“Fui buscá-la e vi que ela estava respirando com dificuldade. Foi absolutamente assustador. Meu primeiro instinto, como mãe, foi questionar: ‘O que está acontecendo?’ Depois, meu segundo instinto, como enfermeira, foi ter concluído que ela não estava recebendo oxigênio suficiente”, contou a mulher, em entrevista ao jornal britânico The Sun.

Madelyn teve Covid-19 e, no hospital, os pais descobriram que ela desenvolveu a chamada Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), uma condição rara associada a crianças que passaram pela doença. No começo da pandemia, o quadro foi confundido com a síndrome de Kawasaki.

Além da dificuldade em respirar, a criança estava com os batimentos cardíacos acelerados. “A reação do corpo à infecção anterior faz com que a resposta imune se intensifique e cause muita inflamação”, explicou Heather Daniels, médica responsável pelo caso de Madelyn.

Graças ao atendimento rápido, a bebê saiu de perigo 24h depois de receber o tratamento. Ela ficou 10 dias no hospital e agora se recupera em casa. “Eu sinto que tivemos muita sorte porque Maddie não teve que ser colocada em um ventilador. É muito importante ser capaz de reconhecer esses sintomas em crianças“, diz Lauren.

Alguns outros sinais que os pais devem ficar de olho são febre prolongada e inexplicável, erupções cutâneas, dor abdominal, dor no peito, olhos vermelhos e diarreia. A SIM-P tem tratamento e a maioria dos pacientes se recupera.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?