metropoles.com

Cardiologista explica como saber se a sua pressão está alta

O diagnóstico é feito pelo médico, mas as pessoas devem ficar atentas a sinais como dor de cabeça constante, visão embaçada e tontura

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
hipertensão, pressão alta
1 de 1 hipertensão, pressão alta - Foto: Getty Images

O diagnóstico de pressão alta é feito pelo cardiologista. O problema é sério e exige o acompanhamento contínuo para evitar consequências maiores como um AVC (acidente vascular cerebral), um infarto ou um problema renal grave.

A pressão alta é uma descompensação no sistema de bombeamento do sangue e o risco maior está em que esse funcionamento inadequado perdure, causando danos a outros órgãos do corpo.

“O maior problema é que muitas pessoas não têm o diagnóstico, então nem se quer sabem que precisam controlar a pressão”, explica o cardiologista Ernesto Osterne, que trabalha no Hospital Anchieta de Brasília.

A estimativa do Ministério da Saúde é que 35% dos brasileiros sejam hipertensos, sendo que metade ainda não teria o diagnóstico.

Sintomas de que a pressão arterial está alta

Dor de cabeça constante, dor na nunca, zumbido no ouvido, visão embaçada e/ou duplicada são alguns dos sintomas da pressão alta.

Tonturas, enjoos e sangramentos nasais ou oculares também podem ser indicativos de pressão alta. “Se qualquer um desses problemas está ocorrendo, é necessário investigar para que, em caso de pressão alta, se faça o controle”, afirma Osterne.

Pressão alta: saiba o que é, quais são os sintomas e como controlá-la

0

 

 

O médico lembra que algumas pessoas estão mais propensas a ter o quadro: obesas ou com circunferência abdominal larga, que são sedentárias e possuem dieta rica em sódio e aqueles que têm histórico familiar do problema.

Um dos métodos mais usados para descobrir se a pressão está alta é o chamado diário de pressão, nos quais os parâmetros são medidos diariamente e anotados. O cardiologista orienta como essa medição deve ser feita e, caso o diagnóstico seja confirmado, explica o tratamento a ser seguido.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações