metropoles.com

Cardápio completo: três receitas funcionais para a ceia de Natal

Sugestão das nutricionistas da rede Magrass consiste em arroz de couve-flor, pernil com abacaxi e chocotone sem açúcar

atualizado

Compartilhar notícia

magrass/divulgação
pratoprincipalED
1 de 1 pratoprincipalED - Foto: magrass/divulgação

Quem está em busca de um estilo de vida mais leve já sabe que as trocas são um trunfo para manter o sabor e ganhar em saúde.

Durante as festas de fim de ano, os cardápios são compostos por pratos tradicionais, que se repetem praticamente em todas as mesas.

A sugestão das nutricionistas Ana Paula Corteze Ott, Gabrielle Silva Santini e Karla Dayana da Silva, da rede emagrecimento Magrass, é adaptar a ceia familiar priorizando alimentos de baixo índice glicêmico – o que mantém os níveis de açúcar no sangue controlados – e que sejam ricos em proteínas, fibras, vitaminas e minerais.

As receitas criadas por elas compõem um jantar completo com prato principal, acompanhamento e sobremesa. Veja:

Prato principal: Lombo suíno com abacaxi
Nesta versão de lombo suíno, as passas e frutas em calda que costumam acompanhar a carne são substituídas pelo abacaxi, que é mais saudável.

Ingredientes:
1 lombo de porco;
1 abacaxi médio;
Suco de 1 limão;
1 colher de café de colorau;
3 colheres de sopa de salsinha;
Folhas de louro a gosto;
Sal a gosto.

Modo de preparo:
Faça alguns cortes no lombo para que as fatias de abacaxi possam ser colocadas. Não corte até o final, deixe de 1 a 2 cm. Em um recipiente, misture o colorau com o suco do limão, as folhas de louro e o sal. Limpe o abacaxi e corte em fatias. Depois passe o tempero no lombo inteiro e coloque as fatias de abacaxi nas aberturas feitas no lombo. Unte uma forma, coloque o lombo e despeje o restante do tempero sobre ele. Cubra com papel alumínio. Asse em forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos, retire o papel e deixe dourar. Depois de assado, coloque o lombo em uma travessa.

Dica: Cozinhar alguns legumes separadamente para decorar a travessa e, para finalizar, salpicar salsinha por cima. Servir logo em seguida.

Acompanhamento: Arroz cremoso de forno
Nesta opção, o arroz tradicional, que aumenta a glicemia, é substituído por arroz de couve-flor.

Ingredientes:
4 xícaras de chá de arroz de couve-flor;
1 cenoura ralada;
1 xícara de cottage;
1 copo de leite desnatado;
2 colheres de sopa de salsa (ou salsinha) picada;
2 ovos;
1 copo de requeijão;
sal e pimenta-do-reino a gosto;
2 colheres de sopa de queijo parmesão para gratinar.

Modo de preparo:
Triture a couve-flor no processador. Em uma tigela, misture o arroz de couve-flor já triturado ou picado, o cottage, a cenoura ralada e a salsa. Coloque em um refratário untado com manteiga. No liquidificador, bata os ovos, o leite, o requeijão, o sal e a pimenta. Despeje sobre o arroz. Salpique o queijo parmesão sobre a mistura. Asse em forno, pré-aquecido, a 200 °C durante 30 minutos ou até dourar.

Sobremesa: Chocotone
Boa opção de sobremesa para as festas, essa receita substitui as farinhas brancas por farinhas ricas em fibras. O chocolate rico em açúcar e gordura hidrogenada dá lugar ao chocolate zero açúcar.

Ingredientes:
6 ovos;
uma pitada de sal;
1 colher de chá de goma xantana;
1/2 xícara de adoçante xylitol ou algum da sua preferência;
1 colher de sopa de fermento químico para bolo;
1 xícara de farelo de aveia;
1 xícara de farinha de aveia;
1 forma para panetone;
3 colheres de gotas de chocolate zero açúcar;
150 g de chocolate zero açúcar;
2 colheres de sopa de nata;
1 colher de essência de panetone pronta

Modo de preparo:
Em uma tigela, colocar as 6 gemas (lembre-se de tirar a película da gema). Acrescentar uma pitada de sal, a essência de panetone, o adoçante e a goma xantana. Misturar tudo com um fouet. Colocar o fermento em pó químico. A textura será de um creme bem fofo. Na sequência, adicionar as farinhas e misturar com leveza. Bater separadamente as claras em neve e acrescentar delicadamente à massa. Colocar na forma de panetone, salpicar as gotas de chocolate e deixar a massa descansar por 10 minutos, isso fará o panetone crescer e ficar fofinho.

Após esse processo, levar para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por 30 minutos. Em seguida, deixar esfriar de cabeça para baixo, isso fará com que ele não diminua de tamanho. Depois de frio, ainda de cabeça para baixo, tirar a base com cuidado e fazer uma rodela no centro tirando a tampa e reservando. Cavar bem o panetone e retirar o centro para rechear com o ganache de chocolate. Para o ganache, basta derreter o chocolate zero açúcar e misturar com a nata. Após rechear, colocar novamente a tampa e virar o panetone para poder cortar.

Compartilhar notícia