metropoles.com

Cãibras: saiba como prevenir as dores em altas temperaturas

Especialistas explicam as causas das cãibras no verão e revelam quais ações ajudam a controlar as contrações musculares

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Imagem colorida - mulher sentada na beira da cama segura as pernas - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida - mulher sentada na beira da cama segura as pernas - Metrópoles - Foto: Getty Images

As cãibras são contrações involuntárias dos músculos que costumam surgir após se espreguiçar, exercitar ou ainda durante o sono. Mas, o que poucas pessoas sabem é que no verão podemos estar mais propensos a sentir esse desconforto.

A fisioterapeuta Walkyria Fernandes explica que é comum as pessoas terem esse tipo de contração muscular, sobretudo em dias mais quentes, por conta da desidratação.

Isso acontece porque no calor suamos mais, e, junto com o suor, o corpo perde minerais e eletrólitos que ajudam a regular as funções dos nervos e dos músculos. “Quando os níveis desses nutrientes, principalmente o sódio, caem devido à transpiração excessiva, aumenta a incidência de cãibras causadas pelo calor”, cita a fisioterapeuta.

Como evitar e aliviar as cãibras

As cãimbras também podem surgir pro problemas de saúde como má circulação, anemia, insuficiência renal, doenças da tireoide, degenerações neurológicas, desequilíbrios hormonais e gravidez.

Para evitar e atenuar esse problema, a fisioterapeuta recomenda beber bastante água e fazer exercícios regularmente. Isso porque o sedentarismo facilita o aparecimento das dores. Outro ponto importante é aquecer os músculos antes de realizar qualquer atividade.

Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia