metropoles.com

Brasil monitora vacina Pfizer da Covid-19, mas ainda não garantiu compra

Imunizante assumiu liderança entre as vacinas mais promissoras após empresa anunciar eficácia de 90% nos ensaios clínicos da fase 3

atualizado

Compartilhar notícia

Pixabay
vacina
1 de 1 vacina - Foto: Pixabay

A vacina Pfizer/BioNTech é uma das fórmulas monitoradas pelo Ministério da Saúde para possível aquisição. Nesta segunda-feira (9/11), ao serem anunciados os resultados preliminares dos ensaios clínicos da fase 3, o imunizante assumiu a liderança entre as vacinas mais promissoras do mundo contra a Covid-19.

O Brasil ainda não tem acordo estabelecido para reserva de doses da vacina com a Pfizer, mas a fórmula está entre as nove acompanhadas de perto pela pasta para possível aquisição. “Todas as apostas necessárias serão feitas para achar uma solução efetiva, em qualidade e quantidade necessárias para imunizar a população brasileira”, afirma o órgão do Executivo em nota.

A candidata à vacina contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech mostrou 90% de eficácia em uma análise preliminar dos ensaios clínicos de fase 3 – a última antes do registro de um imunizante. Diante disso, as duas empresas que desenvolvem a fórmula afirmaram que vão encaminhar pedido para uso emergencial da vacina nos Estados Unidos ainda neste mês.

A notícia foi recebida com entusiasmo em todo o mundo por ser a primeira vez em que resultados de ensaios clínicos da fase 3 são divulgados. Em outras palavras, verificou-se que a fórmula Pfizer/BioNTech funciona na prática, em um cenário real. Entre 94 voluntários que foram contaminados pelo Sars-CoV-2 em suas atividades cotidianas, 90% apresentaram resposta imunológica esperada, neutralizando o vírus.

142 milhões de doses

Até aqui, o governo brasileiro tem garantida a compra de 142 milhões de doses de vacinas contra Covid-19. A conta compreende as imunizações negociadas com o laboratório AstraZeneca, responsável pelo desenvolvimento da vacina de Oxford, e as obtidas por meio da adesão ao consórcio internacional Covax Facility, capitaneado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?