metropoles.com

Saúde estuda compra de outras nove candidatas a vacina contra Covid-19

Além de ter garantido doses da Oxford/AstraZeneca, pasta avalia possibilidade de fechar acordos com outros laboratórios

atualizado

Compartilhar notícia

Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
Doutor Gustavo Romero, coordenador do estudo da vacina contra Covid-19 no Distrito Federal, mostra embalagem e seringa utilizada para a imunização - vacina covid
1 de 1 Doutor Gustavo Romero, coordenador do estudo da vacina contra Covid-19 no Distrito Federal, mostra embalagem e seringa utilizada para a imunização - vacina covid - Foto: Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

O Ministério da Saúde monitora o desenvolvimento de outras nove vacinas com a possibilidade de compra. São as iniciativas da Sinovac/Butantan (China), Moderna (Estados Unidos), Pfizer (Estados Unidos e Alemanha)​, Sinopharm (China), Sputinik V (RDIF/Rússia), Covaxx (Estados Unidos), Novavax (Estados Unidos), Johnson e Johnson (Bélgica) e Merck (EUA/França/Áustria).

Até aqui, o Ministério da Saúde afirma ter garantido 142 milhões de doses de vacinas, em acordo fechado com a Universidade de Oxford/AstraZeneca e aderindo ao Covax Facility, consórcio internacional capitaneado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Todas as imunizações sob avaliação estão sendo testadas em humanos para verificar eficácia e segurança, algumas delas, inclusive, no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, os desenvolvedores já procuraram o governo brasileiro para a negociação, entretanto, o desfecho dependerá dos resultados obtidos nos ensaios clínicos.

“Queremos vacinar a população o mais rápido possível desde que os resultados de imunogenicidade estejam comprovados e a segurança garantida”, afirmou o diretor-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (8/10).

Na ocasião, o diretor-geral da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gustavo Mendes, lembrou que as regras para o registro de vacinas no país foram ajustadas para agilizar o processo. “A análise das etapas finalizadas está em andamento enquanto aguardamos os resultados finais”, afirmou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?