metropoles.com

Aprenda as melhores receitas de sucos para evitar a anemia

As frutas e as folhas verde escuras têm o poder de fornecer ferro para o corpo, um nutriente que garante energia e disposição

atualizado

Divulgação

A chamada anemia ferropriva acontece por causa da falta de ferro no sangue e pode ser causada por hemorragias ou por uma alimentação pobre do nutriente. Os sintomas incluem fraqueza, desânimo, cansaço fácil e pele pálida, entre outros.

A doença é grave e pode colocar a vida do paciente em risco quando os valores de hemoglobina estão abaixo de 11 g/dL para mulheres e de 12 g/dL para homens: assim, os órgãos não recebem oxigênio suficiente para funcionar bem.

Uma forma natural de combater a doença e seus sintomas é por meio da alimentação. Os sucos de frutas cítricas e os vegetais folhosos de cor verde escura são excelentes para curar a anemia ferropriva porque são ricos em ferro e vitamina C, que ajuda na absorção do nutriente.

As receitas abaixo podem ser ingeridas diariamente, no entanto, não devem ser a única forma de tratamento, sendo importante o consumo diário de alimentos ricos em ferro como bife de fígado, carne de vaca e gema de ovo. Caso desconfie que está anêmico é importante, ir ao médico para ter o diagnóstico correto.

1. Abacaxi e Salsinha
O suco de abacaxi e salsinha é ótimo para anemia, pois é rico em ferro e vitamina C.

Modo de preparo:
Bater no liquidificador 3 rodelas de abacaxi, 1/2 xícara de salsinha e 1/2 copo de água. Em seguida, beber assim que ficar pronto para evitar que a vitamina C seja oxidada e o suco perca suas propriedades.

2. Laranja e Espinafre
O suco de laranja e espinafre é uma ótima fonte de vitamina A e de vitaminas do complexo B.

Modo de preparo:
Bater no liquidificador 1 xícara de suco de laranja e 1/2 xícara de folhas de espinafre e beber em seguida.

3. Laranja, agrião e morango
Esse suco é rico em vitaminas e minerais e ajuda a fortalecer o sistema imune e melhorar a disposição, combatendo os sintomas de anemia.

Modo de preparo:
Bater no liquidificador 1 xícara de agrião, 1 copo de suco de laranja e 6 morangos. Beber logo depois.

4. Limão, couve e brócolis
Ótimo para combater a anemia, pois o brócolis é rico em vitamina B5, e a couve é rica em ferro e clorofila, ajudando a aumentar o nível de oxigênio e a quantidade de hemácias circulantes.

Modo de preparo:
Bater no liquidificador o suco de 2 limões, 2 folhas de couve e 1 ramo de brócolis e beber depois.

5. Abacaxi, cenoura e espinafre
O suco de abacaxi, cenoura e espinafre ajuda a aumentar a quantidade de ferro no sangue e, consequentemente, aumenta a hemoglobina e a quantidade de oxigênio circulantes no sangue, sendo muito eficaz no combate e prevenção da anemia.

Modo de preparo:
Bater no liquidificador 7 folhas de espinafre, 3 cenouras, 1/4 abacaxi e 1 copo de água. Beber logo depois de pronto para que o suco não perca suas propriedades.

6. Laranja, damasco e capim limão
O damasco é um fruto rico em ferro e, consumido juntamente com a laranja e o capim limão, ajuda a evitar a anemia.

Modo de preparo:
Bater no liquidificador 6 damascos, 1 laranja e 1 talo de capim limão e consumir logo depois.

7. Maracujá e salsinha
O suco de maracujá e salsinha é ótimo para diminuir os sintomas da anemia, principalmente pelo fato da salsinha ser rica em ferro e ácido fólico, sendo muito eficaz no tratamento contra a anemia.

Modo de preparo:
Bater no liquidificador 1 maracujá grande, 1 copo de água e 2 colheres de salsinha. Beber em seguida.

8. Laranja, cenoura e beterraba
Rico em ferro, é ótimo para evitar o problema.

Modo de preparo:
Bater no liquidificador 6 laranjas, 1 beterraba e 1 cenoura e beber logo em seguida.

9. Acerola e couve
O suco de acerola e couve é rico em vitamina A, vitaminas do complexo B, cálcio e ferro.

Modo de preparo:
Bater no liquidificador 10 acerolas, 1 folha de couve e 1/2 copo de água e beber em seguida. (Com informações do portal Tua Saúde)






Quais assuntos você deseja receber?