Aprenda a usar o maracujá para dormir melhor e relaxar

O chá e o suco possuem propriedades calmantes e sedativas que combatem a insônia, a ansiedade e a irritabilidade

atualizado 30/05/2019 19:09

twomeows/Getty Images

Você já deve saber que o maracujá é um ótimo alimento para aliviar o estresse e ajudar na hora do sono. Cheia de propriedades calmantes, que colaboraram para o relaxamento do sistema nervoso, e sedativas, que auxiliam no combate à ansiedade, irritabilidade e insônia, a fruta pode ser consumida na forma de suco ou chá. Aqui, seguem duas receitas para quem está passando por momentos que precisam de relaxamento e calma. A indicação é que o suco seja consumido no final da tarde, já o chá das folhas deve ser ingerido morno antes de dormir. Estes tratamentos caseiros só são contraindicados em casos de pressão muito baixa ou depressão, pois podem agravar esses problemas de saúde.

Suco de maracujá para dormir melhor

Basta bater no liquidificador um maracujá, um copo de água e mel para adoçar. Coar e tomar a seguir.

A indicação é tomar este suco diariamente, após as 17 horas, para reparar uma melhora na qualidade do sono em poucos dias. A bebida pode ser oferecida às crianças: dormindo melhor, elas ficam mais descansadas e acordam com mais disposição para ir à escola no dia seguinte.

Chá de maracujá para dormir melhor

O chá deve ser preparado com as folhas do pé de maracujá. Basta colocar uma colher (sopa) dessas folhas picadas em uma xícara de água fervente e deixar repousar por cinco minutos. Adoçar a gosto e tomar a seguir, quando estiver morno.

Além desses remédios caseiros para dormir melhor, é importante evitar alimentos com propriedades excitantes – como o café, o chocolate, e o chá-preto – e procurar fazer refeições leves ao jantar.

Se a insônia permanecer por mais de três semanas, mesmo com a adoção desses hábitos, é recomendado procurar um médico especialista em distúrbios do sono para investigar o que está causando o problema.

(Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias