metropoles.com

Anvisa autoriza importação emergencial de remédios contra o câncer

Centro responsável pela produção dos remédios no Brasil paralisou a produção nacional por falta de verbas, e há risco de desabastecimento

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Hospital de Base
1 de 1 Hospital de Base - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu aprovar, nesta quarta-feira (29/9), a importação de radiofármacos, para evitar o desabastecimento de remédios contra o câncer no país. A autorização é temporária e excepcional, e foi concedida semanas após o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) comunicar a pausa na fabricação dos medicamentos, por falta de verba.

“O cenário é de perplexidade e causa temor, porque as pessoas, muitas vezes, precisam desses produtos para sobreviver”, afirmou o diretor da Anvisa Alex Campos, que relatou a situação durante reunião colegiada da agência. Os radiofármacos são utilizados para diagnóstico e tratamento de vários tipos de câncer e, por emitirem radiação, seguem regulamentação específica para produção e distribuição.

Órgãos, entidades públicas e pessoas jurídicas de direito privado estão autorizados a importar os medicamentos até o fim do ano. Os remédios contemplados na decisão deverão ter tido os dados científicos publicados para a comprovação de segurança e eficácia, de acordo com a Anvisa.

O Ipen é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Em 14 de setembro, a entidade informou que a produção dos medicamentos seria paralisada a partir do dia 20 de setembro. O governo federal liberou, no dia 22 deste mês, R$ 19 milhões, de forma emergencial, para suprir a demanda dos remédios, mas a quantia só é suficiente para manter a fabricação até o fim de outubro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?