metropoles.com

Alimentos da ceia de Natal podem piorar dores nas articulações. Veja

Ortopedista explica que alimentos gordurosos podem piorar a inflamação e as dores nas articulações quando consumidos em excesso

atualizado

Compartilhar notícia

Skynesher/Getty Images
Foto colorida de homem com chapéu natalino ao lado de mulher com gorro do Papai Noel. Eles estão com taças de vinho na mão e diante de uma mesa com vários pratos - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de homem com chapéu natalino ao lado de mulher com gorro do Papai Noel. Eles estão com taças de vinho na mão e diante de uma mesa com vários pratos - Metrópoles - Foto: Skynesher/Getty Images

As festas de fim de ano costumam ser caracterizadas pela fartura e variedades de alimentos. Contudo, exagerar em algumas opções tradicionais da época pode afetar e intensificar as dores nas articulações, especialmente no caso de pessoas com artrite e artrose.

Segundo o ortopedista Luiz Felipe Carvalho, alguns alimentos da ceia de Natal podem favorecer as inflamações do corpo quando consumidos em grandes quantidades, mas não há problema em comê-los com moderação.

Alimentos da ceia que pioram dores nas articulações

“Os grandes vilões das dores nas articulações são os alimentos inflamatórios, como comidas processadas, alimentos ricos em gorduras saturadas e derivados de leite, que contenham glúten, ou sejam ricos em sal e açúcar em excesso”, alerta o ortopedista.

0

Os alimentos menos saudáveis da ceia costumam ser rabanada, panetone, maionese, bacon e frutas secas e/ou cristalizadas. Eles costumam ser gordurosos e açucarados, o que favorece a inflamação do organismo.

“O consumo exagerado de bebidas alcoólicas também não é indicado para quem sofre de dores articulares ou tem condições anteriores, mas o consumo excessivo e recorrente durante o ano é ainda pior, pois pode prejudicar a absorção de nutrientes importantes para a saúde dos ossos e articulações”, explica Carvalho.

Segundo o ortopedista, as dores nas articulações não devem te impedir de curtir a festa e também não significam uma vida coberta de restrições.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?