metropoles.com

Além do fitness: veja 9 benefícios da batata-doce para a saúde

Nutricionista ressalta as funcionalidades do tubérculo. Descubra como utilizar a batata-doce

atualizado

Compartilhar notícia

Auntmasako/Pixabay
Batata doce
1 de 1 Batata doce - Foto: Auntmasako/Pixabay

Nunca é tarde para correr atrás de metas para melhorar a saúde e o bem-estar. E um dos pilares do estilo de vida saudável é, justamente, a alimentação. Afinal, é possível adquirir inúmeras vantagens apenas com a dieta, como controle do peso, beleza da pele e muito mais.

Por isso, com a ajuda a nutricionista Adriana Stavro, separamos nove benefícios da batata-doce. Um alimento muito utilizado por pessoas que pretendem ganhar massa muscular, mas que também pode oferecer uma série de aspectos valiosos para a saúde. Confira:

Melhora o sistema imunológico

A polpa alaranjada da batata-doce é uma das fontes naturais mais ricas de betacaroteno, um composto que é convertido em vitamina A. Fundamental para o sistema imunológico e para manter as membranas mucosas saudáveis, especialmente o revestimento do intestino.

Colabora com a saúde intestinal

A batata-doce contém quantidades significativamente altas de fibras, que são essenciais para promover o bom funcionamento do trato digestivo e prevenir a constipação em crianças e adultos.

O intestino é onde o corpo é exposto a muitos patógenos potencialmente causadores de doenças. Portanto, cuidar dele é importante para imunidade. Segundo Stavro, estudos demonstraram que a deficiência de vitamina A aumenta a inflamação intestinal e reduz a capacidade imunológica de responder adequadamente a ameaças potenciais de patógenos.

É fonte de antioxidantes

As vitaminas A e C do tubérculo funcionam como antioxidantes que protegem as células contra o envelhecimento e várias doenças. Escolha batata-doce roxa. O pigmento que lhes dá sua cor tem propriedades antioxidantes ainda mais potentes.

Ajuda no controle de peso 

A batata-doce contém fibras solúveis que aumentam a saciedade e oferecem ao corpo um mecanismo natural e autossustentável para a regulação do peso. A nutricionista ressalta que estudos mostraram que uma das principais fibras dietéticas da raiz, a pectina, é eficaz na redução da ingestão de alimentos, redução do ganho de peso e aumento da atividade dos hormônios da saciedade.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações