Confira sete dicas para combater a fome e aumentar a saciedade

Algumas estratégias simples ajudam a diminuir a vontade de comer e contribuem para o processo de emagrecimento

atualizado 19/06/2019 8:11

ValeriaJa/Pixabay

Uma das sensações mais desafiadoras para quem está de dieta é ter fome nos horários errados ou acabar uma refeição e ainda precisar de mais comida. No entanto, existem algumas dicas para aumentar a saciedade e diminuir a fome e a vontade de comer.

Os ajustes são simples. Ingerir proteínas, sementes e fibras faz o corpo demorar mais para consumir o alimento e isso adia a vontade de se alimentar novamente. Evitar carboidratos simples, como o pão francês e a tapioca com manteiga, por exemplo, que são digeridos rapidamente, também ajuda.

Veja a seguir 7 truques para comer bem e obter mais saciedade:

1. Adicionar uma fonte de proteína nas refeições
A proteína é o nutriente que mais traz saciedade ao organismo. É encontrada em ovos, carnes, frango, queijos e iogurte. Além disso, as proteínas gastam mais calorias e contribuem para o aumento da massa muscular, ajudando no processo de emagrecimento. Assim, para afastar a fome por mais tempo, deve-se adicionar à refeição pelo menos um ovo, uma fatia de queijo ou um filé de frango pequeno. Consumir uma omelete feita com dois ovos e recheada com queijo ou legumes no café da manhã ou jantar é uma opção.

2. Comer salada no almoço e no jantar
Os legumes e as verduras são ricos em fibras e pobres em calorias, o que aumenta a sensação de saciedade. Comer salada no almoço e no jantar ajuda a reduzir o consumo de arroz, macarrão, farofa e outras fontes de carboidratos que estimulam o ganho de peso. Além disso, os vegetais são cheios de vitaminas e minerais, importantes para ativar o metabolismo e estimular a perda de peso.

3. Adicionar sementes nos lanches
Por serem ricas em fibras, chia, linhaça e gergelim são ótimas opções para serem incluídas nos lanches, devendo-se adicionar de uma a duas colheres de chá de sementes no iogurte, no recheio do sanduíche, na salada de frutas ou no suco. Assim, a refeição fica mais nutritiva e a sensação de saciedade dura mais tempo. Além das sementes, pode-se usar farelo de trigo, que é rico em fibras e quase não tem calorias, e não tem sabor nem modifica o gosto da comida.

4. Comer gorduras boas
As gorduras boas, por levarem mais tempo para serem digeridas, proporcionam a sensação de saciedade e ajudam a reduzir a inflamação no organismo, além de melhorar os níveis de colesterol. Algumas opções são castanha de caju, de cinco a dez unidades, e abacate ou coco, pois são frutos gordurosos. Recomenda-se também consumir atum, sardinha ou salmão pelo menos três vezes na semana.

5. Trocar a farinha de trigo por farelo de aveia
O farelo é uma fonte saudável de carboidrato, além de ser rico em fibras. Ao contrário da farinha de trigo branca, ele tem um baixo índice glicêmico e não estimula a produção de gordura no organismo. Somado a isso, a aveia melhora a flora intestinal e combate a prisão de ventre, reduzindo a produção de gases e combatendo a má digestão. As farinhas de amêndoas, coco, arroz integral e trigo integral também são saudáveis.

6. Palitinhos de legumes na hora da fome
No meio do dia, quando a fome surgir, uma boa escolha é comer palitinhos de legumes, como cenoura, talos de salsão, palmito, pepino japonês, ramos de aipo, pimentão vermelho e amarelo. Para fazer os palitinhos, basta cortar os legumes no formato de batata frita e guardá-los na geladeira.

7. Comer pipoca para combater a ansiedade
A pipoca é uma ótima opção para consumir na hora que bater a ansiedade, pois é rica em fibras e possui menos calorias que chocolate ou batata frita. Para obter o máximo de vantagens, prefira fazer a pipoca no micro-ondas, sem adicionar gordura, e temperá-la com ervas, como orégano e salsinha, adicionando apenas um pouco sal para dar sabor.

(Com informações do portal Tua Saúde)

Mais lidas
Últimas notícias