Água alcalina é melhor? Médica esclarece dúvidas sobre hidratação

A nutróloga Andrea Pereira, do Hospital Albert Einstein, esclarece dúvidas sobre a quantidade e a qualidade da água adequadas aos consumo

atualizado 13/05/2022 12:38

Rawpixel do site Unsplash

Quanto de água precisamos beber por dia? A nutróloga Andrea Pereira, do Hospital Albert Einstein, sugere dois litros e explica o motivo.

“Em média, nosso corpo produz diariamente 7 litros de líquidos, englobando saliva, suco gástrico, entre outros, enquanto que no intestino absorvemos cerca de 9 litros de água, gerando um déficit de 2 litros. Por isso, recomendamos, no mínimo, estes dois litros como ideal para o consumo diário, não devendo ser ingerida toda de uma vez”.

A hidratação adequada, além de lubrificar estruturas de todo nosso organismo, auxilia no controle de peso, já que melhora a absorção dos nutrientes e a digestão dos alimentos. “Precisamos de água desde os vasos sanguíneos e trato gastrointestinal até a lubrificação dos nossos olhos e articulações”, afirma Andrea.

Sinal de alerta

De acordo com a médica, o principal alerta de que você está precisando de mais água é a prisão de ventre. “Não consumir água ou ingerir apenas em pouca quantidade prejudica todas as funções que precisam do líquido e a digestão é uma das primeiras a serem afetadas”, explica Andrea.

Mesmo se tratando de um líquido sem contra indicações, a médica enfatiza a necessidade do cuidado com a hidratação e consumo por idosos, cardíacos e pessoas com problemas renais. “Os idosos precisam de atenção redobrada, pois possuem uma tendência maior à desidratação perdendo também o alerta causado pela sensação de sede. Além disso, pessoas com problemas cardíacos e renais possuem muitas vezes uma restrição da ingestão de água, que deve ser orientada por quem lhes acompanha profissionalmente”, finaliza.

<strong>Veja na galeria alimentos que ajudam a aumentar a imunidade:</strong>

 

0

 

Água alcalina

Outro tema que gera debates são os supostos benefícios da água alcalina (com pH superior a 7,5), que possui, segundo seus fabricantes, frações ácidas e cargas elétricas maiores do que a água tradicionalmente ingerida. De acordo com Andrea, não existe comprovação científica que confirme maiores benefícios obtidos a partir da água alcalina, além disso nosso próprio organismo corrige o pH da água quando a distribui no corpo.

A médica destaca a importância de ingerir água filtrada. “A água não tratada pode causar infecções e intoxicações, o que torna ainda mais necessário o uso e ingestão do líquido devidamente purificado”, conclui a nutróloga.

Mais lidas
Últimas notícias