Eleição 2026

Tarcísio acelera pré-campanha em maio com maratona por 20 cidades

Tarcísio de Freitas intensifica agendas para entregas no interior, enquanto mantém “distância regulamentar” de Flávio Bolsonaro (PL)

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Pablo Jabob/Governo do Estado de SP
Governador Tarcísio de Freitas
1 de 1 Governador Tarcísio de Freitas - Foto: Pablo Jabob/Governo do Estado de SP

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), em plena pré-campanha pela reeleição, tem passado cada vez menos tempo no Palácio dos Bandeirantes. Só em maio, engatou uma maratona por 20 cidades, conforme levantamento do Metrópoles.

A tour pelo interior já estava prevista, mas acabou funcionando como um respiro político em momento de tensão. Em 13 de maio, o site Intercept divulgou um áudio de Flávio Bolsonaro (PL) pedindo dinheiro ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro para financiar um filme sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Diante do episódio, Tarcísio adotou uma postura de distanciamento: esteve ao lado de Flávio no dia 15, em Campinas, no lançamento da pré-candidatura de Guilherme Derrite (PP) ao Senado. No dia seguinte, faltou a outro evento com o presidenciável alegando gripe e, a partir daí, aprofundou a agenda no interior, mantendo distância do aliado em situação delicada —mesmo sendo o coordenador da campanha dele em São Paulo.

Só na semana passada, o governador pôde fazer anúncios e inaugurações em Jaú, Bauru, Guarantã, Registro, Sete Barras e Campina do Monte Alegre. “Alguém tem ideia de quanto investimento a gente veio falar no Vale do Ribeira? Quase R$ 40 milhões. São obras de edificação, intervenções urbanas, de pavimentação”, enumerou Tarcísio durante evento em Registro.

Aceleração

O ritmo já era eleitoral em abril, quando Tarcísio visitou 18 cidades. Em maio, porém, ele foi além ao percorrer mais municípios e intensificar os compromissos –foram 27 agendas para entregas e inaugurações, contra 22 em abril. No período, os encontros institucionais cederam espaço a inaugurações, visitas técnicas, formaturas e anúncios locais.

O governador participou de inaugurações de hospitais, ambulatórios, unidades habitacionais da CDHU, Fatecs, Etecs, além de obras de saneamento e rodovias.

A agenda passou a seguir circuitos regionais, com várias cidades visitadas em sequência para maximizar entregas e encontros com prefeitos. Ele ampliou a presença em eventos da Caravana 3D, programa do governo usado para reunir prefeitos e lideranças locais. O movimento é estratégico, em um momento que o governador é criticado, nos bastidores, por dar pouca atenção aos prefeitos, cujo apoio é fundamental no período eleitoral.

Grandes apostas

Antes do ciclo de viagens, Tarcísio abriu o ano com a entrega de obras de peso. A mais simbólica foi o Rodoanel Norte, projeto que ficou conhecido como símbolo do atraso. Em seguida, no início de abril, de camisa amarela da Seleção Brasileira, ele ressuscitou o tatu Fuleco, mascote da Copa de 2014, em uma série de vídeos para marcar a inauguração da Linha 17-Ouro do Metrô, prometida desde o Mundial realizado no Brasil.

Se Tarcísio foi eleito com o apelido de “Tarcisão do Asfalto”, pela atuação no Ministério da Infraestrutura do governo Jair Bolsonaro, o sonho de seus aliados é emplacar uma nova versão na campanha deste ano: o “Tarcisão dos Trilhos”.

A obra com maior potencial eleitoral deve ficar pronta, oportunamente, no segundo semestre. O governo vai arcar com R$ 3,7 bilhões extras para que a primeira fase da Linha 6-Laranja do Metrô seja entregue em outubro de 2026, mês das próximas eleições.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações