Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026São Paulo

Saiba quem são os pré-candidatos às duas vagas para o Senado em SP

Em São Paulo, já são sete pré-candidatos ao Senado. Os nomes serão oficializados nas convenções partidárias, entre 20 de junho e 5 de agosto

08/06/2026 02:45, atualizado 08/06/2026 06:10
Carla Sena/Metrópoles
Pré-candidatos ao Senado por São Paulo - Metrópoles

As eleições gerais de outubro já movimentam partidos dos 26 estados e do Distrito Federal na construção de chapas para os governos estaduais e o Senado Federal. Em São Paulo, já são sete pré-candidatos ao Senado.

Os nomes serão oficializados nas convenções partidárias, que serão realizadas entre 20 de junho e 5 de agosto, conforme calendário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), No entanto, partidos e pré-candidatos já podem buscar recursos e divulgar propostas.

Neste ano, além de eleger presidente, governador, deputado federal e deputado estadual, cada eleitor vai votar em dois candidatos ao Senado.

Veja abaixo os nomes cotados ao Senado por São Paulo:

Saiba quem são os pré-candidatos às duas vagas para o Senado em SP - destaque galeria
7 imagens
Simone Tebet (PSB)
André do Prado (PL)
Marina Silva (Rede)
Ricardo Salles (Novo)
Márcio França (PSB)
Guilherme Derrite (PP)
1 de 7

Guilherme Derrite (PP)

Arte/Metrópoles
Simone Tebet (PSB)
2 de 7

Simone Tebet (PSB)

Arte/Metrópoles
André do Prado (PL)
3 de 7

André do Prado (PL)

Arte/Metrópoles
Marina Silva (Rede)
4 de 7

Marina Silva (Rede)

Arte/Metrópoles
Ricardo Salles (Novo)
5 de 7

Ricardo Salles (Novo)

Arte/Metrópoles
Márcio França (PSB)
6 de 7

Márcio França (PSB)

Arte/Metrópoles
Paulinho da Força (Solidariedade)
7 de 7

Paulinho da Força (Solidariedade)

Arte/Metrópoles

Ex-secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite (PP) é um dos integrantes da chapa da direita para o pleito deste ano, com Flávio Bolsonaro (PL) na disputa à Presidência da República e Tarcísio de Freitas (Republicanos) na corrida à reeleição ao governo do estado. No ano passado, Derrite deixou o PL e se filiou ao PP para concorrer ao Senado.

O segundo participante da aliança é André do Prado (PL), presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). A indicação dele dependia de Eduardo Bolsonaro, que era tido como o “dono da vaga” ao Senado pelo partido após ter tido o mandato declarado vago pela Câmara dos Deputados.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles SP

Em meio a um racha, a direita terá três candidaturas ao Senado. Ex-ministro do Meio Ambiente de Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Ricardo Salles (Novo) corre por fora. Recentemente, teve desentendimentos públicos com Eduardo Bolsonaro e também com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto.

Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), três ex-ministros – Simone Tebet (PSB), Marina Silva (Rede) e Márcio França (PSB) – se colocam como pré-candidatos ao Senado. Contudo, a definição da vaga de vice do pré-candidato ao governo estadual Fernando Haddad (PT) permanece em impasse, já que a solução mais provável sairá com a desistência de um deles da disputa ao Congresso.

Nome do Centrão, outro pré-candidato ao Senado por São Paulo é Paulinho da Força (Solidariedade), que se elegeu pela primeira vez como deputado federal em 2007 e, atualmente, está no quinto mandato.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

O que pré-candidatos podem fazer

Na fase da pré-campanha eleitoral, os cotados podem mencionar a possível candidatura e divulgar propostas em entrevistas, debates e também nas redes sociais, além de participar de eventos partidários fechados.

Também estão autorizados a pedir apoio político (sem pedido de voto), fazer viagens políticas pelo estado e participar de encontros com setores econômicos, sociais e com lideranças locais.