metropoles.com

Tarcísio veta maior parte da lei que libera remédio de cannabis no SUS

Tarcísio de Freitas vetou 6 dos 10 artigos do projeto de lei aprovado pela Alesp que autorizou o SUS a distribuir remédio à base de cannabis

atualizado

Compartilhar notícia

Governo do Estado de São Paulo
Tarcísio de Freitas
1 de 1 Tarcísio de Freitas - Foto: Governo do Estado de São Paulo

São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) vetou 6 dos 10 artigos do projeto de lei que autoriza a distribuição de remédios à base de canabidiol pelas unidades de saúde pública do Estado de São Paulo e pela rede privada conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS) do estado.

A promulgação da lei, cujo projeto havia sido aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em dezembro, foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (1/2).

Entre os pontos vetados pelo governador estão trechos que especificavam tipos de medicamentos que deveriam ser distribuídos e asseguravam direitos aos pacientes, como a garantia de receber remédios que possuíssem canabidiol (CDB) ou tetrahidrocanabinol (THC) em sua composição, mediante prescrição médica.

Outro ponto vetado é o que garantia ao paciente receber certificado de análise, com especificação e teor de canabidiol e tetrahidrocanabidiol, que atendesse exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou regras do país produtor do medicamento, caso fosse importado.

Os vetos incluíram ainda a obrigação do cadastro de pacientes que têm direito a receber os medicamentos.

Segundo o governo do Estado, parte das restrições se deu porque o texto aprovado pelos deputados restringia conceitos a definições que podem ser alteradas pela Anvisa no futuro. Desta forma, a lei poderia ficar desatualizada, prejudicando os pacientes.

“Sob esse aspecto, parece melhor atender ao interesse público reservar à lei apenas a definição dos contornos da política pública instituída, cabendo ao regulamento fixar os conceitos técnicos, evitando-se, desse modo, a necessidade de futuras e recorrentes alterações legislativas”, afirma o governador, em mensagem à Alesp.

Outra parte dos vetos se deu, ainda segundo o governo, por causa do entendimento que a legislação avançava sobre decisões da gestão pública que cabem ao governador, não aos deputados.

“Ao incursionar nessa seara, a proposta esbarra na Carta Maior por suprimir do governador o juízo de conveniência e oportunidade e, portanto, a margem de apreciação que lhe cabe na condução da administração pública”, afirma Tarcísio.

“Devo destacar, inicialmente, que, sensível à realidade dos pacientes e familiares que encontram na terapêutica canábica a última alternativa para tratamento de determinadas enfermidades, determinei, em linha com o disposto no parágrafo único do artigo 5º do projeto, a criação de grupo de trabalho com o objetivo de apresentar proposta de regulamentação da lei”, acrescenta o governador.

A regulamentação da lei à qual Tarcísio se refere tem prazo de 30 dias para ser apresentada pela Secretaria Estadual da Saúde.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPolítica

Você quer ficar por dentro das notícias de política e receber notificações em tempo real?

Notificações