metropoles.com

MPSP pede à Justiça que governo volte a bancar atendimento a autistas

MPSP entrou com apelação para que o governo de SP garanta tratamentos de saúde, educação e assistência social para autistas

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Imagem colorida: homem sentado em cama se espreguiçando - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida: homem sentado em cama se espreguiçando - Metrópoles - Foto: Getty Images

São Paulo – O Ministério Público de São Paulo (MPSP) entrou com uma apelação na Justiça paulista para que o governo de São Paulo volte a ser obrigado a bancar o atendimento para autistas.

O recurso foi apresentado pelo promotor de Justiça Wilson Tafner, da Promotoria de Direitos Humanos da capital, na terça-feira (21/3). Para ele, o Estado deve ser obrigado a arcar com os atendimentos nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Uma ação civil pública, movida pelo MPSP em 2000, havia conseguido na Justiça que o governo assumisse os custos de convênios, caso a rede pública não ofertasse tratamento especializado para pessoas com autismo no local.

A sentença transitou em julgado em 2006. Em fevereiro de 2023, no entanto, a execução da sentença foi extinta pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

Atendimento insuficiente

Na decisão, a juíza Liliane Keyko Hioki, da 6ª Vara da Fazenda Pública, entendeu que a medida estaria ultrapassada, uma vez que a Lei Berenice Piana, de 2012, já dava amparo legal para os autistas.

No recurso, Tafner discorda da visão da juíza e alega que já haveria filas para atender pessoas com autismo em São Paulo. Para o MPSP, seria “plenamente possível” adaptar as obrigações do Estado às novas diretrizes da Lei Berenice Piana.

Ainda segundo o promotor, a ação civil teria sido de “suma importância” para que fossem contratados equipamentos e profissionais capacitados ao longo dos anos.

“Todavia, apesar do enorme lapso temporal transcorrido desde o ajuizamento desta demanda judicial, a referida política de atendimento ainda não foi implementada a contento”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?

Notificações