Comandante do PCC na Baixada Santista e outros 3 líderes são presos

Aldo César da Costa, o Apolo, desempenhava função de Disciplina Geral da Baixada Santista, no litoral sul. Ele foi capturado no Guarujá

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução
Foto colorida de Aldo César da Costa, o Apolo, preso pela Polícia Civil durante operação Acato, deflagrada na Baixada Santista.
1 de 1 Foto colorida de Aldo César da Costa, o Apolo, preso pela Polícia Civil durante operação Acato, deflagrada na Baixada Santista. - Foto: Reprodução

Apontado como o disciplina geral da Baixada Santista, Aldo César da Costa, o Apolo (imagem em destaque), e outras três lideranças do Primeiro Comando da Capital (PCC) foram presos nesta segunda-feira (1º/6) durante a operação Acato, deflagrada pela Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) de Itanhaém, litoral sul de São Paulo.

Relatório da Polícia Civil mostra que Apolo é considerado o braço direito de Fernando Gonçalves dos Santos, conhecido como “Azul”, apontado como o mandante da execução do ex-delegado geral Ruy Ferraz Fontes, em setembro do ano passado. Até hoje, Azul ou Colorido permanece foragido.

A prisão de Apolo é um desdobramento de prisões recentes de peças importantes para o tráfico de drogas da Baixada Santista. Entre eles, Leandro da Luz Silva, o Nike. Com o celular de Nike, a polícia localizou estratégia audaciosa para tentar “blindar” o PCC de investigações policiais: o uso preferencial de celulares do modelo iPhone. Na operação desta segunda-feira, a polícia apreendeu carros, relógios, joias em ouro, dinheiro e celulares (veja abaixo).

Comandante do PCC na Baixada Santista e outros 3 líderes são presos - destaque galeria
6 imagens
Operação Acato Civil
Operação Acato Civil
Operação Acato Civil
Operação Acato Civil
Operação Acato Civil
Operação Acato Civil
1 de 6

Operação Acato Civil

Polícia Civil
Operação Acato Civil
2 de 6

Operação Acato Civil

Polícia Civil
Operação Acato Civil
3 de 6

Operação Acato Civil

Polícia Civil
Operação Acato Civil
4 de 6

Operação Acato Civil

Polícia Civil
Operação Acato Civil
5 de 6

Operação Acato Civil

Polícia Civil
Operação Acato Civil
6 de 6

Operação Acato Civil

Polícia Civil

 

Apolo foi capturado no Guarujá, um berço estratégico para o tráfico internacional do PCC na Baixada Santista. A polícia localizou documentos e três celulares os quais vão ser analisados oportunamente. Além disso, um carro T-Cross, avaliado em mais de R$ 120 mil, foi apreendido.

Para o delegado Bruno Mateo Lázaro, responsável pelas investigações, as prisões vão pôr fim em ligações da alta cúpula do crime organizado na Baixada Santista com membros foragidos, como é o caso de Azul ou Colorido, que pode estar fora do país. E destacou que o núcleo dos “disciplinas”, seja em âmbito municipal ou regional, é composto pelo segmento mais violento do PCC.

“A operação desarticula o núcleo dos conhecidos disciplinas em cidades, como Itanháem, Peruíbe, Mongaguá e no Vale do Ribeira, além do responsável por um setor estratégico do crime organizado que é o disciplina final da Baixada Santista. Estes indivíduos exercem funções típicas instaurando verdadeira autoridade paralela com emprego de ameaça e violência”, disse.

Os outros alvos da operação Acato, deflagrada pela Dise de Itanháem, são: Edison Edi Tassara Júnior, o Jerusalém, apontado pelas investigações como o disciplina do Vale do Ribeira e região; Marcos Antônio Duarte da Luz, o Libanês, que atuava em Itanhaém e Talita da Silva Costa, a Medusa, cuja atual função era comandar o crime organizado em Peruíbe.

Com eles, os policiais apreenderam celulares, joias em ouro, relógios de marca de luxo, dinheiro e uma arma falsa.

O Metrópoles procurou a defesa dos presos, mas não os localizou. O espaço segue aberto para manifestação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações