Com IA, Tarcísio promove versão turbinada da “Times Square Paulistana”
Tarcísio promove “Times Square Paulistana”, que avança na prefeitura, por meio de projeção de IA que mostra Av. São João repleta de painéis
atualizado
Compartilhar notícia

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), publicou um vídeo nas redes sociais em que defende o projeto do Boulervad São João, apelidado de “Times Square Paulistana”. A iniciativa prevê a instalação de painéis luminosos na avenida São João, uma das mais icônicas do centro da capital, e está em discussão na Prefeitura de São Paulo.
“Tão deixando a gente sonhar! Essa proposta ousada para a avenida São João traz telões de LED, tecnologia e uma nova dinâmica para o centro da cidade, unindo modernidade com revitalização urbana. O projeto prevê painéis em pontos estratégicos, com conteúdo principalmente cultural, informativo e serviços para a população”, diz o post de Tarcísio.
A publicação traz um vídeo feito por Inteligência Artificial com uma projeção da avenida com diversos painéis com publicidade. O vídeo de caráter ilustrativo mostra uma versão turbinada do projeto, que já causou polêmica por flexibilizar a Lei Cidade Limpa, aprovada na gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), em 2006, e que restringe anúncios publicitários externos na capital.
Ver essa foto no Instagram
Isso porque, apesar da comparação com o famoso cruzamento comercial no coração de Manhattan, em Nova York, a Times Square Paulistana teria “apenas” quatro telões e uma projeção na empena de um prédio. Todas na região da também famosa esquina das avenidas Ipiranga e São João.
Ao todo, o modelo aprovado na Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) prevê 2.100m² de painéis luminosos, além de uma projeção na empena cega do Edifício Independência, localizado acima do Bar Brahma.
“Por enquanto, as imagens aqui são de inteligência artificial, mas daqui uns dias elas vão ser realidade”, diz Tarcísio.
Localização prevista dos painéis:
- Painel 1: Avenida Ipiranga, 80
- Painel 2: Avenida Ipiranga, 890
- Painel 3: Galeria Sampa, na Avenida São João, 604
- Painel 4: Avenida Ipiranga, 855
- Projeção Digital: Será realizada na empena cega do Edifício Independência, localizado acima do Bar Brahma.
A implementação da Times Square Paulistana será feita por meio de um termo de cooperação entre a prefeitura e A Fábrica de Bares, proprietária do Bar Brahma.
Serão instalados telões de LED em três das quatro esquinas do cruzamento, com exceção à fachada do próprio Bar Brahma, que seria preservada. No caso do Edifício Independência, onde fica o bar/restaurante, a empena cega voltada aos fundos (logo, invisível para quem estiver na famosa esquina) receberia projeções.
No vídeo publicado nas redes sociais, Tarcísio classifica a iniciativa como um “movimento muito legal acontecendo para recuperar o centro de São Paulo”. “Estamos vendo as pessoas voltarem a circular, os comerciantes acreditando e muita gente trabalhando para colocar o centro em outro patamar”, afirma o governador.
A Lei Cidade Limpa não permite a instalação de telões do tipo e, por isso, o projeto teve ser autorizado, por oito votos a seis, pela comissão que autoriza exceções pontuais. Pela proposta, os telas de LED não seriam considerados OOH (mídia out of home, como são chamados os outdoors, por exemplo), mas “mídia arte”, com informações de utilidade pública. Os anunciantes, tratados como “marcas cooperantes” apareceriam durante 30% do tempo.
O projeto já foi aprovado pelo Conpresp, conselho de preservação do patrimônio municipal, que discute se a intervenção prejudica o tombamento de edifícios da região que são tombados.
A ideia da Times Square Paulistana foi apresentada originalmente por um projeto do vereador Rubinho Nunes (União Brasil) e chegou a receber críticas do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), cuja gestão foi a responsável pela sanção da Lei Cidade Limpa.
Ao Metrópoles Rubinho comemorou o avanço do projeto. “A Times Square Paulistana é um projeto que idealizei em 2023. Houve muita resistência para implantação. Esse é o primeiro passo para a criação de um novo polo para a cidade, que inclusive converge com o novo Centro. Tarcísio e [o prefeito Ricardo] Nunes foram fundamentais para que se tornasse realidade”, disse o vereador.
