Bolsonaristas protestam contra Moraes antes de palestra no TCE de SP
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, participa de palestra no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP)
atualizado
Compartilhar notícia

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se concentraram em frente à sede do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), onde o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), irá palestrar. O frio de 13ºC na manhã desta segunda-feira (11/8), em São Paulo, não impediu o grupo, composto por oito pessoas, de marcar presença em frente ao evento.
A palestra faz parte da programação da Semana Jurídica, organizada pelo Tribunal de Contas. Embora esteja marcado há meses, após a sanção aplicada pelo governo americano contra Moraes, o evento será uma espécie de cerimônia em solidariedade ao ministro.
O embate entre Moraes e bolsonaristas se acentuou desde o dia 18 de julho, quando o magistrado determinou ao ex-presidente o uso de tornozeleira eletrônica, entre outras medidas cautelares. Em 30 de julho, o governo americano aplicou a Lei Magnitsky contra Moraes, que o proíbe de entrar nos Estados Unidos e de fazer transações econômicas com empresas americanas.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi convidado para a palestra, mas faltará ao evento porque irá participar, ao lado do prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), da entrega de câmeras do Smart Sampa, sistema de vigilância da Prefeitura de São Paulo.
“A Semana Jurídica é um tradicional evento do TCESP, que neste ano está na sua vigésima terceira edição. Sendo assim, as principais autoridades do Estado, bem como dos Tribunais de Contas do país são convidadas a acompanhar”, diz o TCE, em nota.
O governador tem sido acionado por bolsonaristas para conversar com ministros do STF e buscar algum diálogo que atenue a situação do ex-presidente em meio ao avanço do julgamento contra o suposto golpe de estado que teria sido liderado por Bolsonaro após perder as eleições de 2022.
