Zelensky teme crise alimentar global e pede “medidas imediatas”

"Medidas imediatas devem ser tomadas para desbloquear os portos ucranianos para as exportações de trigo", frisou

atualizado 09/05/2022 18:12

presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, realiza uma conferência de imprensa em Kiev, UcrâniaEmin Sansar/Anadolu Agency via Getty Images

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, alertou, nesta segunda-feira (9/5), que o mundo pode enfrentar uma severa crise de alimentos caso os portos do país não sejam reabertos. Ele cobrou da comunidade internacional “medidas imediatas” para solucionar o caso.

O mandatário ucraniano comentou a visita do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, a Odessa, que também tratou do assunto.

0

“É importante evitar uma crise alimentar no mundo causada pelas ações agressivas da Rússia. Medidas imediatas devem ser tomadas para desbloquear os portos ucranianos para as exportações de trigo”, frisou.

O líder europeu ressaltou o impacto da guerra nas cadeias globais de abastecimento, sobretudo no mercado de cereais.

Nesta segunda-feira, de acordo com o governo ucraniano, ataques com mísseis obrigaram Michel a interromper uma reunião com o primeiro-ministro ucraniano, Denys Chmygal.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias