União Europeia terá parecer sobre adesão da Ucrânia em junho

Líder do bloco europeu criticou os efeitos da guerra na Ucrânia e disse que parecer sobre entrada do país no grupo será entregue em junho

atualizado 09/05/2022 11:43

A presidente da Comissão Europeia, Úrsula von der Leyen, adiantou que a Comissão Europeia planeja emitir, em junho, o parecer sobre a eventual adesão da Ucrânia à União Europeia, aguardando as respostas finais das autoridades ucranianas.

Nesta segunda-feira (9/5), num discurso em Estrasburgo, na França, para o Parlamento Europeu, a líder do bloco europeu criticou os efeitos da guerra na Ucrânia.

0

Úrsula von der Leyen voltou a defender a democracia e disse que “o futuro da Europa é também o futuro da Ucrânia”.

“A União Europeia é um sonho que brilha não só aqui, mas também nos corações e nas mentes dos ucranianos”, declarou.

O discurso de Úrsula von der Leyen ocorre em alusão ao Dia da Europa, que é comemorado anualmente em 9 de maio, para festejar a paz e a unidade do continente europeu.

A data assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman, que expôs a visão de Robert Schuman de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável uma guerra entre os países europeus. Considera-se que a atual União Europeia teve início com a proposta de Robert Schuman.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias