Putin compara invasão da Ucrânia à vitória sobre nazistas na 2ª guerra

A declaração foi feita em discurso nesta segunda-feira (9/5), data em que se celebra a vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista

atualizado 09/05/2022 10:17

Putin compara invasão da Ucrânia à vitória sobre nazistas na 2ª guerraSefa Karacan/Anadolu Agency via Getty Images)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, comparou a guerra na Ucrânia ao confronto entre a União Soviética e o exército de Adolf Hitler na 2ª Guerra Mundial. Disse ainda que “foi forçado” pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) a atacar o país vizinho.

A declaração foi feita em discurso nesta segunda-feira (9/5), data em que se celebra o 77º Dia da Vitória — em memória ao triunfo da União Soviética sobre a Alemanha nazista durante a 2ª Guerra Mundial, em 1945.

“Defender a pátria quando seu destino está sendo decidido sempre foi sagrado. Hoje você está lutando por nosso povo em Donbas, pela segurança da Rússia, nossa pátria”, afirmou o líder russo.

Ao nomear o conflito armado contra a Ucrânia de “operação militar especial”, Putin afirmou que a Rússia deu “resposta preventiva à agressão na hora certa”.

0

“A Rússia deu uma resposta preventiva à agressão, com uma decisão forçada e soberana. A operação militar especial era necessária e foi a decisão certa, na hora certa”, pontuou.

Apesar de citar o conflito armado, Putin não avaliou o progresso russo na Ucrânia nem indicou até quando a guerra deve durar.

0

Resposta

Em reação ao discurso de Putin, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que seu país vencerá a guerra contra a Rússia.

“No Dia da Vitória sobre o nazismo, estamos lutando por uma nova vitória. O caminho para isso é difícil, mas não temos dúvidas de que venceremos”, disse, em discurso feito em Kiev, capital da Ucrânia.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias