Principal opositor de Putin convoca protestos: “A Rússia não é Putin”
Alexei Navalny pediu que povo russo não se torne uma “nação de pessoas assustadas e silenciosas”, ao convocar manifestações
atualizado
Compartilhar notícia
Alexei Navalny, principal opositor do presidente russo, Vladmir Putin, convocou, nesta quarta-feira (2/3), a população para protestos contra a Guerra da Ucrânia. Em uma série de 12 tuítes, Navalny afirmou que a “Rússia não é Putin”, e pediu que não deixem o país ser uma “nação de pessoas assustadas e silenciosas”.
“Não podemos mais esperar. Onde estiver, na Rússia, em Belarus ou do outro lado do planeta, vá para a praça principal da sua cidade todos os dias e às 14h aos finais de semana e feriados. Se estiver fora da Rússia, vá à embaixada. Se puder organizar um protesto, faça isso aos finais de semana”, escreveu.
“Sim, talvez poucos tomem as ruas no primeiro dia. E, no segundo, ainda menos. Cada pessoa presa deve ser substituída por duas novas.”
Navalny ainda descreveu o conflito como “guerra agressiva contra a Ucrânia desencadeada pelo nosso obviamente insano czar”.
Navalny é um dos maiores críticos do Vladimir Putin e é conhecido por seus vídeos no YouTube expondo corrupção e suborno por políticos, burocratas e oligarcas russos. Ele foi impedido de concorrer à eleição presidencial em 2018 e já foi preso por organizar protestos não autorizados.
No ano passado, os Estados Unidos sancionaram sete membros do governo russo por envenenar e prender Navalny, acusações que o Kremlin negou.