metropoles.com

Principal opositor de Putin convoca protestos: “A Rússia não é Putin”

Alexei Navalny pediu que povo russo não se torne uma “nação de pessoas assustadas e silenciosas”, ao convocar manifestações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Alexei Navalny, oposicionista russo que morreu na prisão -- Metrópoles
1 de 1 Alexei Navalny, oposicionista russo que morreu na prisão -- Metrópoles - Foto: Divulgação

Alexei Navalny, principal opositor do presidente russo, Vladmir Putin, convocou, nesta quarta-feira (2/3), a população para protestos contra a Guerra da Ucrânia. Em uma série de 12 tuítes, Navalny afirmou que a “Rússia não é Putin”, e pediu que não deixem o país ser uma “nação de pessoas assustadas e silenciosas”.

“Não podemos mais esperar. Onde estiver, na Rússia, em Belarus ou do outro lado do planeta, vá para a praça principal da sua cidade todos os dias e às 14h aos finais de semana e feriados. Se estiver fora da Rússia, vá à embaixada. Se puder organizar um protesto, faça isso aos finais de semana”, escreveu.

2 imagens
Apesar dos avisos de sanções por parte de outras nações, o presidente russo prosseguiu com a intentada e deu início à guerra
1 de 2

A ativista climática Luisa Neubauer segura um cartaz "Pare a guerra!" em frente a uma manifestação sob o slogan "Pare a guerra! Paz para a Ucrânia e toda a Europa" contra o ataque russo à Ucrânia. O presidente russo, Putin, lançou o ataque à Ucrânia na manhã de quinta-feira

Jörg Carstensen/picture aliança via Getty Images
2 de 2

Apesar dos avisos de sanções por parte de outras nações, o presidente russo prosseguiu com a intentada e deu início à guerra

picture alliance /Getty Images

“Sim, talvez poucos tomem as ruas no primeiro dia. E, no segundo, ainda menos. Cada pessoa presa deve ser substituída por duas novas.”

Navalny ainda descreveu o conflito como “guerra agressiva contra a Ucrânia desencadeada pelo nosso obviamente insano czar”.

Navalny é um dos maiores críticos do Vladimir Putin e é conhecido por seus vídeos no YouTube expondo corrupção e suborno por políticos, burocratas e oligarcas russos. Ele foi impedido de concorrer à eleição presidencial em 2018 e já foi preso por organizar protestos não autorizados.

No ano passado, os Estados Unidos sancionaram sete membros do governo russo por envenenar e prender Navalny, acusações que o Kremlin negou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?