Um grupo de brasileiros que moram nos Estados Unidos protestaram contra a entrega do prêmio Personalidade do Ano 2019 ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), em Dallas, no Texas (EUA). A manifestação ocorreu diante do prédio onde o brasileiro se encontrará com empresários e receberá a homenagem nesta quinta-feira (16/05/2019).

Cerca de 30 pessoas pediram que o almoço durante o qual o presidente da República receberá a honraria seja cancelado. Eram representantes de entidades civis de Dallas, que carregavam cartazes com os dizeres “Ele não”, “Quem matou Marielle” e outras palavras de ordem (foto em destaque).

A homenagem é uma iniciativa da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos e estava inicialmente marcado para a cidade de Nova York. O evento na megalópole norte-americana ocorre na noite desta quarta (15/05/2019), mas o presidente desistiu de ir à cidade e resolveu receber a honraria no Texas, após uma série de repercussões negativas.

Primeiro, o Museu Nacional de Nova York pediu para não abrigar o prêmio em suas dependências por divergir da política ambiental da atual gestão federal brasileira. Depois, patrocinadores ameaçaram deixar de apoiar o evento e o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, publicou nas redes sociais sequência de posts criticando os posicionamentos ideológicos de Bolsonaro.

O prefeito de Dallas,  Mike Rawlings, deixou clara também sua insatisfação de ter o presidente do Brasil em seu território por divergências políticas, mas afirmou que manteria as agendas previstas para Dallas “em respeito ao povo brasileiro“. Contudo, não encontrará com Bolsonaro.

Encontro com Bush
Nesta quarta, o peesselista se encontrou com o ex-presidente norte-americano, George W. Bush. “Ele concordou em se encontrar com o presidente Bolsonaro em seu escritório quando soube de sua visita à cidade – uma cortesia que ele regularmente estende aos dignitários estrangeiros quando estão nesta região”, explicou o assessor de Bush, Freddy Ford.

Bolsonaro postou foto do encontro em suas redes sociais:


Ele também postou o encontro com brasileiras, em uma lanchonete, que o presentearam com uma fivela country personalizada com a letra “B”. Veja:

 

Veja fotos do presidente no Texas: 


Compromissos
O presidente da República chegou a Dallas na manhã desta quarta-feira. Nesta noite, Jair Bolsonaro terá um jantar reservado. Nesta quinta, após receber o prêmio durante o almoço, dará uma entrevista à entidade que o homenageia e, na sequência, fará uma transmissão ao vivo em suas redes sociais.

A previsão é que Bolsonaro decole de volta a Brasília por volta das 20h, com chegada prevista apenas na manhã de sexta-feira (17/05/2019).

Além da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, a comitiva presidencial é formada pelos ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo; da Economia, Paulo Guedes; de Minas Energia, Bento Albuquerque; ministro-chefe da Secretária de Governo, Carlos Alberto Santos Cruz; e do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno; além do secretário-executivo da Casa Civil, José Vicente Santini; e do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.

Completam o time brasileiro no Texas o governador de São Paulo, João Doria; o governador do Acre, Gladson Cameli ; o deputado federal Hélio Lopes (PSL-RJ); e o deputado federal Marco Feliciano (Podemos-SP).