Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

Em meio à crise com Lula, Milei autoriza exercício naval com Brasil

Decreto permite entrada de militares brasileiros na Argentina para operação de 12 dias no Atlântico Sul, a partir de 13 de agosto

06/08/2026 16:29
Ricardo Stuckert
G20 tem Lula de cara fechada com Milei e sorrindo com outros líderes - Metrópoles

Em meio à piora das relações diplomáticas entre Brasil e Argentina, o governo de Javier Milei autorizou a entrada de militares e meios da Marinha brasileira em território argentino para a realização de um exercício naval conjunto no Atlântico Sul.

A medida foi oficializada nesta quinta-feira (6/8), por meio do Decreto 717/2026, publicado no Diário Oficial argentino.

A operação, denominada Fraterno XXXIX, reunirá unidades das duas Marinhas durante cerca de 12 dias, a partir de 13 de agosto. As atividades ocorrerão entre as bases navais de Puerto Belgrano e Mar del Plata e em águas sob jurisdição argentina. Navios de superfície, aeronaves e submarinos estão previstos no treinamento.

A autorização ocorre apenas dois dias depois de o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciar o rebaixamento do nível das relações diplomáticas com a Argentina.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

A decisão brasileira veio após uma sequência de ataques públicos de Milei contra Lula e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Apesar do agravamento político entre os governos, o exercício militar foi mantido. O decreto argentino considera que a participação na operação é necessária para preservar o treinamento conjunto e a interoperabilidade entre as forças navais dos dois países.

Em meio à crise com Lula, Milei autoriza exercício naval com Brasil - destaque galeria
3 imagens
Governo Milei não pretende se desculpar de ataques a Lula, diz jornal
G20 tem Lula de cara fechada com Milei e sorrindo com outros líderes
Em meio à crise com Lula, Milei autoriza exercício naval com Brasil - imagem 1
1 de 3

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Governo Milei não pretende se desculpar de ataques a Lula, diz jornal
2 de 3

Governo Milei não pretende se desculpar de ataques a Lula, diz jornal

Tomas Cuesta/Getty Images
G20 tem Lula de cara fechada com Milei e sorrindo com outros líderes
3 de 3

G20 tem Lula de cara fechada com Milei e sorrindo com outros líderes

Ricardo Stuckert

Relação entre Lula e Milei se deteriorou


Exercício existe desde 1978

Segundo o governo argentino, o Fraterno é realizado anualmente desde 1978 e tem como objetivo aperfeiçoar a atuação conjunta das Marinhas brasileira e argentina em operações navais, aeronavais e anfíbias.

O decreto afirma que a atividade permite padronizar procedimentos de planejamento e comando e ampliar a capacidade de atuação coordenada das duas forças.

Buenos Aires também argumenta que a participação no exercício reforça o compromisso argentino com a segurança internacional e a estabilidade regional. O governo considera ainda que a operação contribui para fortalecer a presença da Armada Argentina no Atlântico Sul, tratado como uma área estratégica.

A ausência da Argentina, segundo o texto, prejudicaria o treinamento em operações combinadas de elevada complexidade, inclusive em atividades relacionadas à guerra antissubmarino. 

A edição deste ano será realizada em águas argentinas. O planejamento final foi concluído em julho, quando oficiais das duas Marinhas se reuniram na Base Naval Puerto Belgrano e assinaram o memorando que formalizou a realização do exercício.