Lula fala com Trump sobre Conselho da Paz, Venezuela e ida a Washington

Essa foi a terceira ligação entre os dois líderes. Brasileiro sugeriu que atuação do órgão idealizado por Trump fique limitado a Gaza

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Andrew Harnik/Getty Images
trump lula (3)
1 de 1 trump lula (3) - Foto: Andrew Harnik/Getty Images

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta segunda-feira (26/1). De acordo com o Palácio do Planalto, a ligação durou cerca de 50 minutos e os líderes falaram, entre outros temas, do convite feito pelo republicano para que o petista integre o Conselho da Paz.

Essa foi a terceira ligação entre os dois líderes. O presidente brasileiro sugeriu a Trump que a atuação do órgão fique limitada ao conflito na Faixa de Gaza e que tenha representação da Palestina.

Como mostrou o Metrópoles, uma das preocupações do Palácio do Planalto é o alcance da iniciativa que, de acordo com o projeto de criação, poderia atuar sobre qualquer conflito que venha a se desenvolver. Lula ainda não respondeu à proposta de Trump.

Na ligação com o republicano, o titular do Executivo voltou a defender a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) de forma a ampliar a representação de membros permanentes.

“Ao comentar o convite formulado ao Brasil para que participe do Conselho da Paz, Lula propôs que o órgão apresentado pelos Estados Unidos se limite à questão de Gaza e preveja assento para a Palestina. Nesse contexto, reiterou a importância de uma reforma abrangente das Organização das Nações Unidas, que inclua a ampliação dos membros permanentes do Conselho de Segurança”, diz o comunicado do Planalto.

Na última sexta-feira (23/1), Lula fez críticas públicas ao organismo idealizado por Trump e disse que o norte-americano quer “criar uma nova ONU” e ser dono dela.

“O multilateralismo está sendo jogado fora pelo unilateralismo, ou seja, está prevalecendo a lei do mais forte. A carta da ONU está sendo rasgada. […] O que está acontecendo? O presidente Trump está fazendo uma proposta de criar uma ‘nova ONU’, e ele, sozinho, é o dono da ONU”, disse o presidente.

Na conversa desta segunda, o petista também sugeriu fazer uma visita a Washington após ele retornar de viagem à Índia e à Coreia do Sul, prevista para depois do Carnaval. A expectativa é de que o encontro ocorra em março.

Venezuela

Lula e Trump ainda trataram da situação na Venezuela. É a primeira vez que os presidentes conversam após a captura do ditador Nicolás Maduro durante uma operação dos Estados Unidos. De acordo com a nota do Planalto, o brasileiro defendeu a estabilidade na região.

“O presidente brasileiro ressaltou a importância de preservar a paz e a estabilidade da região e de trabalhar pelo bem-estar do povo venezuelano”, informou a Presidência.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?