metropoles.com

Diário de guerra: cessar-fogo mais perto; Biden e Putin se estranham

O Metrópoles reúne as principais notícias do conflito: russos e ucranianos fazem “esboço” de acordo, enquanto líderes de EUA e Rússia brigam

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução governo de Belarus/Twitter/@belarusMFA
Bandeiras russia e ucrania
1 de 1 Bandeiras russia e ucrania - Foto: Reprodução governo de Belarus/Twitter/@belarusMFA

Pela primeira vez, em 21 dias de guerra, um possível acordo de cessar-fogo entre russos e ucranianos ganhou forma. Um documento balizaria 15 pontos para pôr fim aos bombardeios na Ucrânia, iniciados em 24 de fevereiro.

O rascunho do cessar-fogo foi revelado pelo jornal britânico Financial Times na tarde dessa quarta-feira (16/3). Três fontes que teriam participado da reunião detalharam os termos ao veículo, que chamou o documento de “plano de neutralidade”.

A Rússia exige que a Ucrânia não ingresse na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e rejeite a proteção dos Estados Unidos e respectivos aliados.

O governo ucraniano fez novos apelos para um cessar-fogo. A administração do presidente Volodymyr Zelensky citou o drama dos civis atingidos pela guerra e avisou: reconstruir o país hoje custaria ao menos US$ 500 bilhões. Para o leitor ter dimensão do impacto do conflito na realidade do país, seriam necessários, na cotação desta quarta do Banco Central do Brasil, cerca de R$ 2,5 trilhões para a reparação.

Após a divulgação de um esboço do que seria o acordo de paz entre russos e ucranianos, o presidente Volodymyr Zelensky fez pronunciamento e destacou claramente o que exige para negociar com o líder russo, Vladimir Putin: “Garantias de segurança nacional, soberania, restauração da integridade territorial, garantias de proteção reais para o país”.

Enquanto isso, o Kremlin, sede do governo russo, reagiu com veemência à crítica do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e disse que é “inaceitável” o chefe da Casa Branca chamar Putin de “criminoso de guerra”. O imbróglio começou após Biden anunciar ajuda financeira e militar para o governo ucraniano.

Veja, a seguir, os principais fatos do dia selecionados pelo Metrópoles:

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?