Coronavírus: União Europeia fecha fronteiras por 30 dias

Esta é mais uma das medidas tomadas pelos países-membros do bloco para conter a pandemia do Covid-19

atualizado 17/03/2020 17:13

A União Europeia proibiu, nesta terça-feira (17/03), a entrada em seus territórios de pessoas que não pertencem ao bloco pelo prazo de 30 dias. A decisão foi unânime entre os 27 países que compõem a UE e mais uma das medidas tomadas para conter a pandemia do novo coronavírus. São informações do Estadão.

A decisão de fechar as fronteiras foi anunciada pela primeira-ministra alemã, Angela Merkel. “Esta proibição, com pequenas exceções, será aplicada durante 30 dias”, declarou Merkel em uma conferência de imprensa, após uma reunião com os líderes dos países da UE por meio de videoconferência.

Nessa segunda-feira (16/03), a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, já havia informado a restrição de viagens não essenciais. “De um lado, temos de proteger as pessoas da disseminação do vírus e, ao mesmo tempo, garantir que mantenhamos o fluxo de produtos”, afirmou ela.

Von der Leyen disse que a Comissão Europeia propôs “vias rápidas” para dar prioridade ao transporte de produtos essenciais, “notadamente alimentos e produtos emergenciais”, para garantir a continuidade econômica.

Últimas notícias