Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

"Bomba atômica" e "silêncio": imprensa internacional repercute crise no STF

Veículos de comunicação internacionais deram destaque para o conflito envolvendo os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça, do STF

04/09/2026 15:04
Gustavo Moreno/STF
“Bomba atômica” e “silêncio”: imprensa internacional repercute crise no STF

A crise no Supremo Tribunal Federal (STF) é destaque também na imprensa internacional. Jornais do mundo inteiro repercutem a quebra de braço entre André Mendonça e Alexandre de Moraes, com destaque para a ofensiva contra o relator do caso do Banco Master.

O jornal argentino La Nación publicou a reportagem intitulada “A crise no Supremo Tribunal Federal se agrava, e Lula pede uma investigação transparente”.

O veículo ressaltou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva exigiu que haja uma investigação das acusações “sem proteger ninguém”.

“Em um novo capítulo da crise, Moraes pediu na quinta-feira que a Suprema Corte investigue Mendonça”, acrescentou o jornal.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Entenda a crise

  • PF mapeou troca de mensagens e supostos encontros entre Moraes e Daniel Vorcaro
  • O ministro André Mendonça derrubou o sigilo do relatório da PF
  • O relator também pediu para que o caso fosse analisado em plenário
  • Com a crise instalada no Supremo, a PGR defendeu a nulidade dos atos de Mendonça
  • Moraes pediu a abertura de uma investigação contra Mendonça no inquérito das Fake News
  • Fachin deu cinco dias para que Mendonça, Moraes, PGR e PF prestem informações

A Associated Press lembrou que Moraes foi o relator do processo que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe e, agora, está “sob fogo cruzado” diante da suposta ligação com Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, suspeito da maior fraude financeira da história brasileira.

A agência de notícias EFE citou acusação contra Mendonça, com o título “Um contra-ataque do ministro Moraes agrava a crise no Supremo Tribunal Federal”.

Na reportagem, o veículo indica uma “aparente retaliação” na ação em que Moraes acusou Mendonça de falta de probidade administrativa, abuso de autoridade e crime de responsabilidade.

“Bomba atômica” e “silêncio”: imprensa internacional repercute crise no STF - destaque galeria
3 imagens
Mendonça retirou sigilo de relatório da PF que aponta conexão entre Moraes e Vorcaro
O presidente do STF, Edson Fachin, defende diálogo na Corte
Ministros trocaram acusações nesta semana
1 de 3

Ministros trocaram acusações nesta semana

Victor Piemonte e Fellipe Sampaio/ STF
Mendonça retirou sigilo de relatório da PF que aponta conexão entre Moraes e Vorcaro
2 de 3

Mendonça retirou sigilo de relatório da PF que aponta conexão entre Moraes e Vorcaro

Igo Estrela/Metrópoles
O presidente do STF, Edson Fachin, defende diálogo na Corte
3 de 3

O presidente do STF, Edson Fachin, defende diálogo na Corte

LUIS NOVA/METRÓPOLES @LuisGustavoNova

O jornal espanhol El País destacou que Moraes manteve silêncio diante das revelações, chamadas pelo veículo de “bomba atômica” diante da proximidade com o primeiro turno das eleições.

O El País avaliou que Mendonça e Moraes travaram uma “luta silenciosa pelo poder” dentro da Corte.

Crise no Supremo

A crise no STF começou após um relatório da Polícia Federal mapear trocas de mensagens e ao menos seis encontros entre o ministro Alexandre de Moraes e Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

O conflito escalou quando o ministro alegou haver “fortes indícios” de que André Mendonça cometeu abuso de autoridade, crime de responsabilidade e improbidade administrativa na condução das operações Sem Desconto e Compliance Zero.

O presidente do STF, ministro Edson Fachin, no entanto, retirou as acusações contra Mendonça e submeteu o caso à Presidência, comandada por ele.

O presidente da Corte deu cinco dias úteis para o ministro e a Procuradoria-Geral da República (PGR) elaborarem um parecer sobre as alegações de Moraes.