Um dinamarquês de 37 anos é o principal suspeito do ataque com arco e flecha que deixou cinco mortos e dois feridos na cidade norueguesa de Kongsberg, na Noruega, nesta quarta-feira (13/10). O incidente é investigado como um ataque terrorista pelas autoridades.
“A polícia está dando essa informação por causa de todos os rumores nas redes sociais sobre pessoas que não estão ligadas a esses atos gravíssimos”, disse a polícia em um comunicado.
Segundo o chefe da polícia regional, Ole Bredrup Saeverudse, o homem foi detido e estaria agindo sozinho. Apesar de não informar o motivo do ataque, investigadores afirmaram que o monitoravam pelos sinais de radicalização que apresentou após se converter ao islamismo.
Ataque
Segundo a imprensa local, o suspeito atirou contra pessoas por cerca de meia hora em uma grande área da cidade, incluindo um supermercado.
O ataque desta quarta-feira é o pior da Noruega desde 2011, quando um terrorista matou 77 pessoas em um acampamento de jovens.
Nesta semana, a diretoria da polícia determinou que todos os agentes portem armas de fogo. Normalmente, os policiais andam desarmados, mas oficiais têm acesso quando necessário.