metropoles.com

Jatobá de 6 metros de altura pede refúgio à embaixada da Noruega

A iniciativa de entidades de preservação do meio ambiente busca chamar a atenção para a destruição dos biomas brasileiros

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
índios na esplanada
1 de 1 índios na esplanada - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

No dia em que o presidente Jair Bolsonaro abre a 76ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, ambientalistas levarão um jatobá de seis metros de altura à embaixada da Noruega, em Brasília, para pedir refúgio à espécie ameaçada de extinção.

A iniciativa da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e do Grupo de Trabalho Infraestrutura e Justiça Social conta com apoio de organizações internacionais e busca chamar a atenção pública mundial para a destruição em curso acelerado dos biomas brasileiros, em especial da Floresta Amazônica.

A escolha pelo pedido de refúgio na embaixada da Noruega é por ser o primeiro país a proibir o desmatamento. A árvore certificada usada na ação segue todos os protocolos ambientais e será plantada posteriormente no Jardim Botânico.

Estudo recente publicado na revista científica Nature revelou que o fogo na Amazônia, provocado pela ação humana, pode ter atingido 95,5% das espécies de plantas e animais vertebrados conhecidas da floresta tropical.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?