Acordo Mercosul-UE passa a valer provisoriamente em 1º de maio

Nesta segunda-feira (23/3), o vice-presidente Geraldo Alckmin comemorou o avanço do acordo comercial

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Rarrarorro/Gety Images
Imagem colorida das bandeiras do Mercosul e União Europeia - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida das bandeiras do Mercosul e União Europeia - Metrópoles - Foto: Rarrarorro/Gety Images

O acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia entra em vigor em caráter provisório a partir de 1° de maio, anunciou a Comissão Europeia nesta segunda-feira (23/3).

De acordo com o órgão, o tratado será aplicado a todos os países que integram o bloco sul-americano e concluíram os procedimentos de ratificação. Argentina, Brasil e Uruguai já finalizaram os trâmites. O Paraguai ratificou o acordo e deve enviar a notificação ao órgão europeu em breve.

Em entrevista a jornalistas nesta segunda-feira (23/3), o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), comemorou o avanço da proposta.

[É] o maior acordo entre blocos do mundo. Nós temos que correr para transformar oportunidade em negócios, empregos e investimentos recíprocos”, afirmou Alckmin.

O comissário de Comércio da União Europeia, Maroš Šefčovič, declarou que a vigência provisória do acordo permitirá fortalecer a economia e o comércio mundial.

“A prioridade agora é transformar este acordo UE-Mercosul em resultados concretos, dando aos exportadores da UE a plataforma de que necessitam para aproveitar novas oportunidades de comércio, crescimento e emprego”, destacou.

Guerra no Irã

Durante a entrevista, Alckmin também comentou a decisão do governo dos Estados Unidos (EUA) de interromper por cinco dias os ataques contra usinas elétricas e infraestrutura energética no Irã.

“Foi importante essa trégua de 5 dias entre Estados Unidos e Irã, porque o primeiro passo é reduzir tensões. Você reduzir tensão, abre uma oportunidade de diálogo, de entendimento, porque isso é um perde-perde para o mundo inteiro”, ressaltou.

Segundo o presidente norte-americano Donald Trump, a medida foi tomada após negociação com o regime iraniano. Teerã nega os diálogos. Informações de uma agência de notícias ligada à Guarda Revolucionária indicam que “Trump recuou” após “aumento das pressões nos mercados financeiros”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?