metropoles.com

Covid-19: DF espera vacinar 79 mil pessoas a partir desta sexta (23/4)

De acordo com o GDF, 34 mil doses estarão disponíveis para a 2ª aplicação a partir de amanhã. No sábado, começa vacinação para 62 e 63 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Arthur Menescal/Especial para Metrópoles
vacinação contra a Covid-19 no DF
1 de 1 vacinação contra a Covid-19 no DF - Foto: Arthur Menescal/Especial para Metrópoles

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, afirmou nesta quinta-feira (22/4) que espera aumento substancial no movimento dos postos de vacinação no DF.  A expectativa é vacinar 79 mil pessoas no DF a partir desta sexta (23) contra a Covid-19.

O cálculo inclui 34 mil doses para a segunda aplicação em quem já tomou a primeira, a partir de sexta. No sábado (24), começa a imunização para a primeira dose do grupo 62 e 63 anos, faixa etária que tem 45.021 pessoas no DF.

Não há necessidade de agendamento em nenhum dos dois casos. Mas para a 2ª dose, o DF só vai aplicar o imunizante em que recebeu a primeira aplicação na capital do país, conforme consta no cartão de vacinação. O objetivo é evitar o turismo vacinal.

Durante a coletiva de imprensa realizada no Palácio do Buriti, o titular da pasta explicou que o público de 62 e 63 anos poderá receber a vacina graças à nova remessa de 46,5 mil doses confirmada pelo Ministério da Saúde, que deve chegar na madrugada desta sexta em Brasília. Desse total, 10% serão guardadas como reserva técnica.

“Mas a quantidade é suficiente para atender toda essa nova faixa etária”, frisou Okumoto.

Mais postos

Presente ao evento, o secretário chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, adiantou que, em função da expectativa de alta demanda, o número dos pontos de vacinação no sábado e domingo no Distrito Federal também será ampliado para atender a demanda.

Na região central, por exemplo, haverá mais um ponto de imunização no Parque da Cidade, além de outro na Torre de TV. Planaltina também receberá novos pontos, tanto em atendimento drive-thru quanto a pé. A lista completa será divulgada ainda nesta quina pela Secretaria de Saúde.

Gustavo Rocha também comemorou a redução no número de casos no DF. De acordo com ele, houve redução de 19% no número de infectados e de 5% no de óbitos. Já a taxa de contaminação tem tido oscilações entre 0,86 e 0,87.

Para a pandemia ser considerada controlada, o índice de transmissão precisa estar abaixo de 1.

Hospitais de campanha

Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) publicou dispensa de licitação, em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF), na manhã desta quinta, com a contratação da empresa Mediall Brasil para cuidar da operação dos três novos hospitais de campanha na capital da República, com 300 leitos. O valor total é de R$ 199.400.400.

Nenhum deles, no entanto, será de terapia intensiva. Os três novos hospitais de campanha terão unidades de Cuidados Intermediários (UCIs). As estruturas estão montadas em Ceilândia, no Gama e Plano Piloto desde a última semana e ainda serão inauguradas.

O contrato do GDF com a empresa terá duração de 180 dias, que deverá oferecer serviços de gestão integrada de leitos hospitalares, com suporte ventilatório pulmonar e terapia renal substitutiva beira-leito.

O GDF explica que os leitos de UCIs têm suporte ventilatório e de hemodiálise e serão suficientes para zerar a fila de quem espera por uma UTI no DF;

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?