Segunda dose da AstraZeneca começa a ser aplicada em 22 de abril no DF

Cerca de 41 mil pessoas receberam a primeira dose entre o fim de janeiro e o início de fevereiro

atualizado 19/04/2021 19:12

VACINA covishield astrazenecaGustavo Moreno/Especial para o Metrópoles

A aplicação da segunda dose para quem recebeu a vacina Covishield/AstraZeneca começa em 22 de abril, uma vez que o intervalo para administração desse imunizante é de até 90 dias. As primeiras doses da vacina de Oxford tiveram início em 28 de janeiro.

As vacinas do laboratório sueco-britânico armazenadas na Rede de Frio Central estão reservadas para garantir a imunização desse público, no qual havia mais de 41 mil pessoas vacinadas entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, de acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

O primeiro lote do imunizante de Oxford, com 41,5 mil doses, chegou ao Distrito Federal em 24 de janeiro e foi utilizado em profissionais da saúde e idosos com 80 anos ou mais. O grupo de profissionais de saúde começou a receber essa vacina em 28 de janeiro, e o de idosos, em 1º de fevereiro. O esquema vacinal desse grupo deve ser completado até o início de maio.

“As duas vacinas que temos hoje disponíveis no país necessitam de duas doses no esquema vacinal para que haja a completa eficácia na imunização. No DF, a população pode ficar tranquila, pois a guarda da segunda dose está sendo mantida na Rede de Frio Central e será encaminhada a todas as unidades para a aplicação”, explica o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero Martins.

Vale destacar que a data de ida aos pontos de imunização para a dose de reforço está marcada na carteira de vacinação.

0

Hoje, a Rede de Frio Central conta com 6.220 doses de vacinas para uso de primeira dose, e 79.670, para segunda dose. As demais unidades disponíveis no DF foram distribuídas para as regiões de Saúde. O DF aguarda ainda 24.710 mil doses de Coronavac e 47.740 de Covishield/AstraZeneca para aplicação da D2.

O Distrito Federal vacinou 360.178 pessoas com a primeira dose das duas vacinas disponibilizadas atualmente no Brasil e 140.433 receberam o reforço.

Últimas notícias