Saiba quais são os principais tipos de pão e suas características

Todo brasileiro ama um pãozinho na mesa, seja ele francês, de fermentação natural, pita ou de forma. Saiba mais sobre cada estilo

atualizado 19/10/2020 10:20

diferentes pãesUnsplash

Alimento querido pelos brasileiros, o pão é tão difundido que praticamente toda cultura tem a sua versão e um método próprio de panificação. Mas você conhece as características de cada tipo? Nesse artigo vou falar um pouco sobre os principais pães encontrados nas prateleiras, além de curiosidades.

Pão de sal

O pão de sal, pão francês, cacetinho é sempre o mesmo e é certamente o mais consumido no país. Apesar de ser chamado de pão francês, não existe um pão assim na França. O nome vem da tentativa de reproduzir o pão de lá.

Ele é feito com a mesma massa da baguete (basicamente farinha, sal, água e fermento) e sua característica casca crocante deve-se à injeção de vapor no forno próximo ao fim do tempo de assar. É a desidratação rápida que confere esse aspecto. Alguns são de pior qualidade por utilizarem melhoradores: produtos químicos que aceleram o processo de fermentação.

0
Pão caseiro e de forma

Semelhante ao pão de sal, é mais fofinho por receber gordura na receita (normalmente manteiga). Tem uma casca mais macia e, dependendo de como é assado, pode ser a base do pão de forma também.

Pão preto

Engloba diversos pães diferentes, inclusive o famoso italiano. Normalmente recebem alguma farinha além da de trigo e possuem um sabor adocicado devido à adição de cacau, mel ou melaço (alguns levam todos), o que também confere sua cor. Por conta disso, possui um miolo mais pesado e denso.

Brioche

É um dos meus favoritos. Ele é feito com muita manteiga e ovos, e por isso tem um aspecto tão macio e único. Sua sova a mão é difícil, pois o elevado teor de gordura dificulta a formação da teia de glúten, que é o que dá estrutura a todos os pães. Diversos outros pães com massa briochada, como é o caso do famoso cinnamon rolls, são derivados dele.

Croissant

É a massa folhada com a adição de fermento. Constituído apenas de uma massa como a do pão francês, recebe uma generosa camada de manteiga e vai sendo dobrado por diversas vezes (e cilindrado para abrir novamente) para que, após assar, fique folhado. Esse pão é tão icônico que sua autoria é reivindicada por vários países.

Pão de centeio

Como o próprio nome já diz, recebe a farinha de centeio (não 100%, pois ainda há adição de farinha de trigo). Por conta disso, tem um aspecto bem mais pesado, miolo bastante denso e um sabor característico muito agradável. Muito apreciado na Alemanha e na Escandinávia.

Pão de leite

Também muito popular ao redor do mundo, trata-se do pão de hambúrguer (embora atualmente as hamburguerias artesanais tenham optado por brioches) e de cachorro-quente. Seu nome técnico é pão de Viena, por conta da origem da receita. Possui leite e manteiga em sua composição, o que resulta no pão fofinho e úmido que conhecemos. A casca brilhante e dourada deve-se a uma mistura de amido e água pincelada sobre o pão no final de sua cocção.

Ciabata

De origem italiana, esse pão leva azeite em sua composição e possui o clássico formato de envelope. Por conta da alta quantidade de água e azeite, possui o aspecto conhecido de alvéolos grandes e irregulares e massa com estrutura firme.

Focaccia

Também de origem italiana e semelhante à ciabata na composição, a focaccia leva menos água e mais azeite, além de ser assada espalhada em placas, ao invés de ter um formato moldado. Também recebe azeite sobre a massa antes de assar e, normalmente elementos em pedaços, como azeitonas, queijos, tomate seco e outros saborizantes. Assim como a ciabata, possui grandes alvéolos irregulares, porém é mais macia.

Fermentação natural

Engloba todos os pães descritos, com a diferença de que esses pães recebem levain, um fermento natural feito a partir de algum substrato doce (frutas), água e farinha. Pães feitos com esse método são os mais saudáveis, demoram dias para ficar prontos e sempre resultam em um melhor produto. Há alguns anos viraram febre em todo o país.

Cereais, integral e outros

Embora muitos pensem que são tipos de pães, na verdade são adições que podem ser feitas em todas as massas citadas acima. Quanto mais se adiciona de farinha integral ou grãos, mais pesado será seu pão, porém mais rico em fibras e mais saudável.

Pão pita

É o mais antigo dos pães. Feito com basicamente farinha, água e sal, ele tem o formato de disco achatado.

Últimas notícias