Cozinhando com Rochadel: veja os segredos para fazer o risoto perfeito

Confira os truques para você não errar nunca mais no preparo do risoto

atualizado 21/10/2021 18:38

RisotoGabriel Foster / Metrópoles

Risoto é um prato extremamente adorado no Brasil e, apesar de muita gente achar que sabe prepará-lo, sequer restaurantes acertam o ponto correto. O risoto, como todos os pratos italianos, parece de preparo fácil, mas tem particularidades no ponto e na cremosidade que só os cozinheiros mais experientes acertam.

Mas não se desespere. No vídeo da receita não deixo nenhum truque de fora.

Assista, faça a receita e não se esqueça de postar em seus Stories do Instagram e marcar os perfis @andre.rochadel e @metropoles. Queremos ver como ficou! Bom apetite.

Ingredientes

– 200g de arroz de risoto (arbóreo, vialone nano, carnarolli)
– 1/4 de cebola finamente picada
– 1/2 taça de vinho branco seco
– 1 litro de caldo de legumes caseiro
– 1 xícara de manteiga sem sal em cubos
– 1 xícara de queijo grana padano ou parmesão ralado
– sal e pimenta-do-reino à gosto

Preparo

Ferva o caldo. Em uma panela funda em fogo alto, sue a cebola no azeite até que ela fique transparente (não deixe que doure). Adicione o arroz e mexa bem, até que ele se aqueça, adicione o vinho branco, um pouco de sal, e, quando evaporar, adicione o caldo, cobrindo o arroz até dois dedos acima de seu nível. Baixe o fogo para médio, misture um pouco, e deixe cozinhar (não é necessário mexer o tempo inteiro) até que esteja quase seco. Após esse ponto, vá adicionando caldo de concha em concha até que fique al dente.

Nesse momento, deixe que o caldo quase seque, adicione a manteiga e o queijo e emulsione bem fora do fogo. Devolva ao fogo até que borbulhe. Emulsione novamente, corrija o sal e sirva.

Mais lidas
Últimas notícias