Seis receitas para deixar o happy hour em casa mais gostoso

Fique em casa, mas não fique sem se divertir

atualizado 03/05/2021 9:00

Frango frito com maioneseUnsplash

O fim de semana não precisa ser chato e entediante só porque precisamos ficar em casa. Selecionamos as melhores receitas de petiscos para você deixar seu happy hour caseiro muito mais saboroso. Deixe sua cervejinha bem gelada, capriche nos drinques e prepare essas delícias!

Tulipas de frango com maionese picante

Para acompanhar uma maratona de série ou as várias lives no Instagram, nada melhor que aquela bebidinha acompanhada de um bom petisco. Esta receita de tulipa de frango vai deixar seu programa muito mais agradável.

Ingredientes

– 1 kg de tulipa de frango
– 3 ovos
– 2 xícaras de farinha de trigo
– 2 xícaras de farinha de panko
– 1 colher de chá de canela em pó
– 1 colher de chá de pimenta síria
– 2 colheres de sopa de páprica picante
– óleo para fritar
– meia xícara de maionese
– meio dente de alho amassado (em pasta)
– uma colher de chá de tabasco
– 1 colher de chá de alecrim picado finamente
– sal e pimenta o quanto baste

Preparo

Misture farinha de trigo, canela, pimenta síria e páprica. Empane o frango temperado com sal e pimenta passando primeiramente nessa mistura, em seguida no ovo e ,por último, no panko. Repita. Frite as tulipas empanadas em óleo e deixe escorrer sobre papel toalha. Para o molho, misture a maionese com o alho, tabasco e alecrim, acrescente um pouco de sal.

Reprodução / Instagram
Bolinho de Carne Seca

Bolinho de carne seca e abóbora

Vai fazer um happy hour em casa? O momento pede um bom petisco, certo? Aposte nos bolinhos de abóbora com carne seca desfiada. Confira o passo a passo:

Ingredientes

– 500 g de abóbora cabotiá
– 2 xícaras de carne seca desfiada
– 4 gemas (use as claras para empanar)
– 1 xícara de farinha (mais para empanar)
– farinha de mandioca para empanar

Preparo

Remova as sementes da abóbora e a leve para assar embalada em alumínio com um fio de azeite a 200ºC por cerca de 30 minutos ou até estar macia. Retire do forno e, com uma colher, remova a carne da casca. Passe a abóbora pela peneira para que vire um purê e, ainda quente, misture com as gemas e tempere. Leve à geladeira até que fique gelada.

Tire da geladeira, misture com a farinha e depois com a carne seca desfiada, formando uma massa homogênea. Passe na farinha, clara e farinha de mandioca, nessa ordem, duas vezes e leve para fritar no óleo a 180ºC até que dourem. Escorra em um pano de prato e coma quente.

Tilápia empanada

Iscas de peixe crocantes

Iscas de peixe são uma delícia e ficam mais saudáveis se forem assadas, em vez de fritas. Esta receita pode ser facilmente feita no forno e a tilápia fica crocante por fora e molhadinha por dentro.  Para acompanhar, que tal preparar um saboroso molho de iogurte? Veja o passo a passo:

Ingredientes

– 500 g de filé de tilápia ou outro peixe branco
– 2 ovos
– 2 xícaras de fubá ou farinha de panko
– 1 xícara de farinha de trigo
– suco de meio limão
– 2 embalagens de iogurte grego sem sabor
– 1 colher de café de páprica
– 1 colher de café de pimenta do reino moída
– sal quanto baste
– azeite quanto baste

Preparo

Corte o peixe em pedaços com tamanho e grossura de um dedo polegar. Bata os ovos e tempere com sal e pimenta do reino (eles que darão sabor à isca). Passe o peixe na farinha, ovo e panko/fubá e repita o processo.

Unte uma travessa com azeite, espace os pedaços de peixe empanados, não os deixe empilhados. Regue todos com um fio de azeite e leve ao fogo já aquecido na temperatura 200 nºC por cerca de 15 minutos ou até dourar.

Enquanto assa, misture o iogurte com o limão, páprica, sal e pimenta do reino.

Se desejar, pode fritar as iscas no óleo vegetal ao invés de assar, só lembre de escorrer em papel toalha depois.

Abobrinha empanada
Abobrinha empanada

Abobrinhas empanadas e sequinhas

Fácil de fazer, a base dessa receita de abobrinha empanada pode ser usada para fazer outros legumes como cenoura, xuxu, berinjela e até jiló. Basta seguir estas dicas.

Ingredientes

– 2 abobrinhas italianas médias em rodelas de 0,5 cm de espessura
– 1 xícara de farinha de trigo
– 2 ovos
– sal e pimenta do reino quanto baste
– óleo para fritar

Preparo

Salgue as abobrinhas e deixe descansar por cinco minutos. Lave bem e seque com um pano. Bata o ovo e vá acrescentando farinha aos poucos até que fique um creme. Mergulhe as abobrinhas na mistura de ovo e farinha e frite no óleo a 180ºC até que fiquem douradas. Escorra no papel toalha e sirva quente.

Queijo crocante
Queijo crocante

Queijo crocante

Nada melhor que um petisco para acompanhar uma boa conversa, certo? Quer inovar na cozinha? Confira esta receita de queijo empanado e bom apetite.

Ingredientes

– 200 g de queijo asiago ou parmesão (ainda pode ser substituído por manchego espanhol, grana padano ou romano)
– 40 g de farinha de trigo
– 60 g da farinha de rosca
– 1 ovo
– 10 ml de leite
– Óleo para fritura
– Páprica doce

Preparo

Corte o queijo em cubos médios de aproximadamente dois centímetros. Separe as farinhas em recipientes diferentes e tempere ambas com sal e páprica doce.

Em um outro recipiente, bata o ovo e o leite com o auxílio de um garfo. Agora inicie o processo de empanar: passe os cubos do queijo na farinha de trigo, depois no ovo batido e por fim na farinha de rosca. Coloque no freezer por 20 minutos. Repita o processo de empanar mais uma vez e volte ao freezer por mais 20 minutos.

Após o período, aqueça o óleo (o suficiente para que os cubos de queijo fiquem em imersão) a 180ºC numa panela. Quando atingir a temperatura, coloque os cubos de queijo empanado e deixe fritar por aproximadamente seis minutos até que a casca fique crocante e o queijo derreta por dentro. Com o auxílio de uma escumadeira, ou peneira, retire os cubos de queijo do óleo, escorra em um papel absorvente e sirva como petisco.

Receita cortesia do chef Henrique Campos.

croquete
Croquete de carne

Croquete de carne

A sexta-feira chegou e nada melhor que um petisco com uma bebidinha para relaxar, certo? Se você é do time do happy hour, veja esta receita de croquete de carne. Confira o passo a passo e faça em casa!

Ingredientes

– 1/2 kg de acém ou patinho
– 1 e 1/2 xícaras de caldo de carne
– 2 colheres de sopa de farinha de trigo
– 1 colher de sopa de salsa picada
– 1 colher de sopa de cebolinha-verde picada
– 2 ovos batidos
– 1 xícara de farinha de rosca

Preparo

Em uma panela de pressão, coloque a carne e leve para cozinhar com o caldo de carne. Deixe por cerca de 20 minutos após iniciar fervura. Desligue o fogo, retire a pressão da panela, abra e espere amornar.

Coloque em um liquidificador a carne e o caldo que se formou (deve ser cerca de uma xícara de caldo). Ligue e desligue o liquidificador até que a carne fique finamente desfiada.

Em uma panela, coloque a carne e a farinha de trigo e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando desprender do fundo da panela, junte a salsa e a cebolinha verde e retire do fogo. Espere a massa esfriar. Modele os croquetes, passe-os pelo ovo batido e pela farinha de rosca. Frite quatro ou cinco croquetes de cada vez, em óleo bem quente. Quando estiverem dourados, escorra-os em papel toalha e sirva a seguir.

Receita cortesia de Nestlé.

Últimas notícias