*

Queridinha dos nutricionistas e aliada na busca de hábitos saudáveis, a manteiga ghee vem sendo cada vez mais estudada e preparada nos lares brasileiros. A ghee é uma manteiga clarificada, livre de toxinas, sal e lactose após passar por um processo que pode ser feito em casa. Apedar de ser um pouco trabalhosa, a prática expande as propriedades terapêuticas do alimento.

Segundo a Euromonitor Internacional, o mercado de alimentação ligado à saúde e ao bem-estar cresceu 98% no Brasil de 2009 a 2014. Em paralelo a isso, o relatório The Top 10 Consumer Trends for 2017, apontou que 79% dos consumidores já substituem produtos convencionais pelos mais saudáveis, como a ghee.

A nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti, ensina como preparar a manteiga clarificada em casa e lista os principais benefícios do alimento. Também ensina duas receitas práticas para o dia a dia.

 

A manteiga clarificada não causa retenção de líquidos e pode ser consumida por pessoas com hipolactasia – restrição à lactose, segundo a nutricionista Renata Guirau. Confira alguns de seus benefícios:

Poder antioxidante: Rica em vitamina A, fortalece as defesas naturais do organismo, a saúde da pele, olhos e cabelo, e ainda previne o envelhecimento precoce, além de proteger as células dos radicais livres e garantir efeito anti-inflamatório.

Melhora a saúde: as gorduras de sua composição favorecem o equilíbrio dos níveis de colesterol e reduzem o risco de hipertensão ou doenças cardiovasculares. Estimula a produção adequada de sucos gástricos e tem mais fácil digestão do que a maioria das gorduras. Favorece a saúde das células presentes no cérebro e potencializa a capacidade de memorização.

Sabor: o sabor da manteiga clarificada é mais suave do que o da manteiga comum.

Versatilidade: Por ser de fonte natural, as manteigas clarificadas têm várias aplicações culinárias, e podem ser usadas em diferentes preparos, como receitas de grelhados, assados (inclusive bolos e tortas) e até para fritar alimentos, uma vez que sua estrutura química suporta altas temperaturas.

Consistência: sua consistência é outro diferencial. De textura mais leve, combina com preparações doces, como bolos, por exemplo.

Conservação: sua conservação é simples, como os demais produtos da categoria. O ideal após abrir as embalagens, que geralmente são fechadas hermeticamente, é a conservação em geladeira. A média de validade fica em 1 mês fora da geladeira e até 3 meses armazenada sob refrigeração.

Aprenda receitas:

Filé de frango com manteiga clarificada

Ingredientes:

— 1kg de filé de frango cortado em tiras finas
— 50 ml de manteiga clarificada
— Suco de 1 limão
— 2 colheres (sopa) de água
— Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

— Tempere os filés de frango com o suco de limão, água, sal e pimenta do reino moída na hora. Deixe descansando por 2 horas na geladeira.
— Derreta a manteiga em uma frigideira e acrescente os filés. Doure bem os dois lados até que fiquem cozidos, porém não muito secos. Sirva em seguida.

Nhoque grelhado na ghee

Ingredientes:

— 300g de batata doce
— 300g de mandioquinha
— 1 xícara de fécula de batata (ou mais, até dar o ponto de enrolar)
— 4 colheres de sopa de manteiga clarificada
— Orégano a gosto
— Sal a gosto

Modo de Preparo:

— Descasque e cozinhe as batatas doces e as mandioquinhas, e faça um purê com ambas. Vá adicionando a fécula de batata até ficar em ponto de enrolar. Faça bolinhas em formato de nhoque. Em seguida, cozinhe em água fervendo até que os nhoques fiquem na superfície da água.
— Em uma panela, aqueça a manteiga e aqueça os nhoques, mexendo delicadamente para que dourem a absorvam o sabor da manteiga.



 

COMENTE

gheemanteiga

Leia mais: Mão na Massa