Artigo: como calcular a quantidade de comida para a sua festa

Com o fim de ano, chegam as confraternizações e ceias. Aprenda como fazer seu evento sem desperdícios

PixabayPixabay

atualizado 22/12/2019 9:41

Uma das maiores dificuldades ao organizar eventos é o cálculo da quantidade de comida que se deve comprar. Ninguém quer que os convidados passem fome, mas também é sempre prudente evitar o desperdício.

No artigo desta semana, darei algumas dicas de como calcular a quantidade de alimentos necessários para os eventos mais comuns realizados no período, sejam jantares, almoços ou confraternizações.

Bebidas

O cálculo é bem simples, na verdade. Se for servir apenas cerveja, quatro latas por pessoa é uma medida segura; vinho e espumante, uma garrafa para cada três pessoas e bebidas não alcoólicas, 400 ml por pessoa. Se houver mais de uma opção, vá substituindo uma por outra. Por exemplo, sendo cerveja e vinho, duas latas por pessoa e uma garrafa para cada seis, e assim por diante.

Churrasco

Talvez o mais tradicional evento para uma confraternização ou encontro de amigos, pela praticidade e informalidade. Ao comprar carnes, pense em 300 g de carne crua por pessoa, e 1 kg de carvão para cada quilo de carne. Alguns comem mais, outros menos, mas é um número seguro. Para acompanhamentos, não extrapole um total de 200 g por convidado (todos somados), mas não divida por igual. Por exemplo, normalmente as pessoas comem mais farofa, menos vinagrete e pão de alho (algo em torno de 100g de farofa, 60 de pão de alho e 40 de vinagrete).

Jantar

Em jantares, as pessoas normalmente comem menos. O ideal é calcular 200 g de proteína animal, 40 ml de molho (se houver) e 200 g de acompanhamento pronto. Considere que crus, acompanhamentos como arroz dobram ou triplicam de peso após a cocção. Vale considerar o peso cru dos legumes para facilitar.

Almoço

O almoço é bastante semelhante ao jantar, porém, pode-se adicionar de 50 a 100 g ao peso de proteínas final. Quando o assunto é sobremesa, tanto para almoço quanto jantar, considere 100 a 150 g por convidado.

Coquetel

Um coquetel volante não deve passar de duas horas. O ideal é contar nove canapés por pessoa, caso sejam apenas eles durante todo o evento, ou 4 a 5 unidades caso seja um evento de pé com todos conversando seguido de uma refeição completa.

Últimas notícias