Artigo: conheça algumas matérias-primas nojentas da sua comida

Jujuba, molho de tomate, champignon em conserva e até chocolate: você pode não querer mais comê-los

MangoStar_Studio / iStockMangoStar_Studio / iStock

atualizado 08/02/2019 19:42

Todo profissional da área de saúde recomenda que você fique longe de produtos industrializados, para o bem do seu organismo. Porém, depois de saber os ingredientes de alguns desses alimentos, você mesmo vai querer distância deles.

http://gph.is/2dkkx2d

Insetos:
Sim, esses bichinhos não estão presentes apenas nos vegetais que você compra e higieniza mal. Comecemos pelo amado chocolate, no processo de secagem do cacau, vários insetos se perdem entre os grãos e são assados e moídos, integrando a pasta que origina o amado doce. Há um limite da presença deles, inclusive.

Outro produto que pode ter insetos são os cogumelos em conserva, também permitindo um número de larvas por quantidade de fungos. Por último, grande parte dos alimentos coloridos de vermelho (até algumas pastas de tomate) levam um corante extraído da casca moída de besouros.

http://gph.is/1IJ2Z9f

Cascos e ossos:
Que o tutano dos ossos espessa molhos em restaurante, muita gente sabe, mas poucos têm ideia que grande parte das gelatinas é feita do colágeno extraído dessas partes animais.

O colágeno também é a matéria-prima das deliciosas jujubas e muitos outros doces com essa textura. Trata-se de uma proteína. Não se preocupe, o que costuma fazer mal nos docinhos é o açúcar mesmo.

 

Penas de pato:
Esse está mais presente do que se imagina em praticamente todos os produtos assados (pães, biscoitos, batatas). Procure por cisteína nos ingredientes, ele é extraído de penas de patos, pelos de porco e, às vezes, até mesmo cabelo humano!

http://gph.is/XITcaZ

Gordura de pelo de ovelha:
A substância responsável por manter os pelos da ovelha impermeáveis é um dos resíduos mais comuns e baratos da confecção de fios desse material. Usado em um item que praticamente todos consomem: a goma de mascar. Auxilia na manutenção de sua textura. Veganos podem esquecer essa junk-food.

http://gph.is/18JkldS

Gelatina de barbatana de esturjão:
Essa substância é usada em algumas vinícolas no processo de refinamento da bebida, para garantir que ela fique menos turva. Não esqueça de ressaltar esse aroma para impressionar seus amigos em uma degustação.

Últimas notícias