metropoles.com

Com Lara Torres, Wine Consulting se destaca no mercado de vinhos

Focada no público feminino, empresa oferece cursos, workshops, consultoria e venda de bebidas

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
Mulher sorri e segura garrafa de vinho
1 de 1 Mulher sorri e segura garrafa de vinho - Foto: Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

“O universo do vinho ainda é muito masculino”, afirma a empresária e enóloga Lara Magalhães Torres. E foi essa constatação que a motivou a criar a Wine Consulting, uma empresa que fomenta o conhecimento sobre a bebida para mulheres. Agora, ela já atua há dois anos no mercado de consultoria, cursos e workshops sobre vinhos e comanda um e-commerce nacional com mais de 700 rótulos. 

De acordo com Lara, era comum estar presente em eventos em que os homens bebiam um vinho e as mulheres outro. “Existia uma ideia de que elas não sabiam beber e por isso não mereciam beber o mesmo que eles”, lembra. A empresária então começou a capacitar mulheres a tomarem as próprias decisões na hora de escolher rótulos. 

5 imagens
Os rosés fazem sucesso nos dias de calor
Os vinhos que ela vende são importados pela Del Maipo, empresa do marido da empresária
Lara levou a operação para fora do DF também
A ideia dela é fomentar o conhecimento sobre vinhos
1 de 5

À frente da Wine Consulting, Lara Torres vende cerca de 700 rótulos

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 5

Os rosés fazem sucesso nos dias de calor

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 5

Os vinhos que ela vende são importados pela Del Maipo, empresa do marido da empresária

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 5

Lara levou a operação para fora do DF também

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
5 de 5

A ideia dela é fomentar o conhecimento sobre vinhos

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Ela conta que a ideia é que as clientes que passam por seus cursos saibam escolher de acordo com as próprias referências. 

É bebendo que se aprende

Idealizada para oferecer cursos, workshops e consultorias, a Wine Consulting aposta em um formato diferenciado para ensinar as clientes. O responsável pelas aulas é o presidente da Associação Brasileira de Sommeliers do DF, Sérgio Pires. Mas não é só de teoria que se forma um enólogo. 

“Se você bebe, você aprende”, defende Lara. E com essa base ela criou um formato de cursos, em parceria com Patrícia Vaz, que entrega teoria e prática, com degustações de vinhos e harmonizações de pratos. 

Os cursos (a partir de R$ 1.600) são divididos entre básico, intermediário e avançado. De maneira geral, são quatro módulos de cerca de três horas. “Cada aula conta com degustações de cinco vinhos e três harmonizações com pratos assinados pela chef Patrícia Leal”, explica a empreendedora. 

lara torres com taça de vinho
Lara utiliza cursos e workshops para ajudar mulheres a compreenderem o próprio paladar

Lara ressalta que também que são oferecidos materiais didáticos, como apostilas, e preparam surpresas para as alunas. Ao Metrópoles, ela explica que conta ainda com a participação de mais uma mulher empreendedora, Adriana Labarrère, à frente da chocolateria LaBarr.

Dividir e conquistar

A ideia de fomentar o conhecimento sobre vinhos entre as mulheres não ficou apenas no DF. Lara Torres resolveu crescer e começou a expansão da Wine Consulting com uma loja em Patos de Minas, cidade natal da empresária. 

“Quero levar o estudo sobre o tema para essas cidades, e não apenas vender o vinho. Meu intuito é fomentar as cidades do interior, pois vejo que elas têm muito potencial de aprendizado”, explica. 

Além da unidade em Patos, a Wine Consulting também está presente em Itumbiara (GO) e Unaí (MG). 

Champanhe do tapete vermelho

Lara Magalhães Torres também é o rosto do champanhe Piper em Brasília. A enóloga foi escolhida como embaixadora da marca na capital do país e é responsável por apresentar a bebida aos brasilienses. 

Os rótulos franceses da região de Champagne, na França, chegaram ao Brasil em 2020 e conquistaram o público. “A linha brut tem impressionado bastante. Ela está entre as três bebidas mais vendidas da Wine”, revela a empresária. 

A Piper é a marca oficial de champanhes do Oscar e do Festival de Cannes e possui cinco opções disponíveis no Brasil. Entre elas, destaque para a Piper Rare, que é envasada em uma garrafa preta com desenhos banhados a ouro. 

3 imagens
A marca chegou ao Brasil em 2020
Os rótulos têm conquistado os brasileiros
1 de 3

Lara é a embaixadora da Piper em Brasília

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 3

A marca chegou ao Brasil em 2020

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 3

Os rótulos têm conquistado os brasileiros

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
Três dicas para começar a beber vinho

Na Wine Consulting, Lara Torres aposta também em consultorias gratuitas. Quem quiser ajuda para escolher um rótulo, harmonizar pratos ou saber a quantidade ideal de garrafas para um evento, pode entrar em contato.

Ela fez uma consultoria especial para as leitoras do Metrópoles que querem começar a degustar vinhos. Afinal, ela defende que a bebida ganha cada vez mais espaço e está acessível a todos os públicos. “Você consegue comprar um bom vinho a partir da faixa dos vinte e poucos reais.” Anote as dicas da especialista para começar a apreciar o produto!

taça de vinho
Os vinhos brancos são boas opções para quem quer algo leve e refrescante

1. Comece pelos meio secos: se a pessoa não conhecer o próprio paladar, a indicação certeira são os meio secos. “Eles são mais fáceis de degustar e não vão dar aquela sensação de ‘banana verde’ na boca”, ensina

2. Não escolha uvas tânicas: a expert recomenda vinhos feitos de uvas como pinot noir, cabernet sauvignon ou franc e merlot.

3.  Opte por vinhos mais simples: aqui a dica é escolher rótulos menos comerciais e elaborados. “De preferência aqueles que não passam por barricas”, finaliza.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?