metropoles.com

É primavera! 11 rótulos de cervejas artesanais para aproveitar na estação

Das cervejas mais frutadas as mais florais, confira as sugestões de especialistas

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ Freepik
Cerveja
1 de 1 Cerveja - Foto: Reprodução/ Freepik

A primavera chegou há cerca de um mês, trazendo para Brasília temperaturas mais amenas, uma grama mais verde e flores para colorir toda a capital. Para combinar com o clima, nada melhor que uma boa cerveja, acompanhada de um petisco gostoso.

Pensando nisso, separamos 11 rótulos especiais para a época que você não pode deixar de experimentar. Todas as opções celebram a diversidade de aromas e sabores que a flora – e os estilos de cerveja – proporcionam. Para compor a lista, conversamos com dois sommeliers especializados. Confira as indicações:

Fernando D’Aquino, do Clube do Malte, aposta em bebidas mais frutadas e florais. “Tem tudo a ver com a estação e cai bem para o clima da cidade”, conta. A primeira indicação do profissional é a Floris Passion. “Não tem como falar dessa estação florida sem lembrar da Floris Passion. A cerveja belga do estilo Fruit Beer possui uma coloração dourada (puxada para âmbar), espuma de alta formação e corpo médio”.

Segundo ele, “a combinação do seu baixo teor alcoólico com seu poder aromático, que traz notas de maracujá, leve condimentado e nuances florais, promove uma experiência de degustação bem interessante para essa época”.

Outra boa opção é a Lohn Bier Catharina Sour com Goji Berry e Hibiscus. “Uma cerveja bastante leve, com aspecto frisante, um pouco ácida e muito fácil de beber. É uma bela opção de bebida para degustar em dias ensolarados ao ar livre!”, indica. “As cervejarias de Santa Catarina estão lutando, e conseguindo, para reconhecer a Catharina Sour como o primeiro estilo originalmente brasileiro. A Lohn é uma das empresas pioneiras nessas receitas, tendo uma linha dedicada a essa categoria”, explica.

Ele também indica a Leuven Witbier Witch. A mistura de notas de laranja, limão siciliano e condimentos, que remetem a cravo, noz moscada e coentro, faz da Leuven Witbier Witch um rótulo que casa bem com a primavera. “Além desses aromas já passarem uma sensação de refrescância, ela é uma Witbier de corpo baixo e boa carbonatação, promovendo uma ótima drinkability“, ressalta.

Também tem a Rogue Counter Currant, outra Fruit Beer que pode fazer sucesso nas suas tardes primaveris. “Ela usa na receita groselhas negras, também conhecidas como cassis e que são plantadas na fazenda da cervejaria. Essa cerveja tem cor vermelha, uma espuma de alta formação e média retenção, além de um corpo leve. No aroma, conta com a presença intensa da fruta adicionada em sua produção, e seu amargor é bem baixo”.

Para finalizar, ele aposta na Brewdog Hazy Jane. “Quando falamos de frutas não tem como deixar de lado as New England IPAs. Uma possibilidade de degustação desse estilo durante a primavera é a Hazy Jane, da consagrada cervejaria escocesa Brewdog”. A cerveja tem como características gerais a suavidade e equilíbrio de seus aromas e sabores. Fabricada com aveia e trigo, tem ainda em sua composição cinco lúpulos (Amarillo, Hallertau Blanc, Magnum, Mandarina Baviera), além de notas que remetem à abacaxi, manga e casca de limão.

0

A sommelière Mariana Vieira pensou em uma curadoria especial para a estação. Para ela, uma das melhores opções é a Aviator MadBeach, que é uma cerveja de trigo americana fabricada com 50% cevada e 50% trigo. Temperada cuidadosamente com casca de laranja doce para conferir condimentação à cerveja. “Ótima para saciar a sua sede durante os períodos mais quentes da primavera. Harmoniza com hambúrgueres, churrasco, empanadas, queijos brie e camembert”, aponta.

Outra boa pedida é a Saison de Aviator, que é um estilo de cerveja belga sazonal produzida com malte pilsner, maltes tostados, coentro e casca de laranja doce. “A Saison de Aviator é uma Ale de cor dourada, não filtrada, com alta carbonatação e uma levedura trapista bem frutada, com 6,5 de teor alcoólico e 22 IBUs”.

A Blanche de Namur também é uma das apostas da profissional. “A cerveja é refrescante e possui leve acidez, tem adições de cascas de laranja amarga e sementes de coentro que proporcionam aromas e sabores cítricos e condimentados”, frisa. O rótulo foi eleito como o melhor do mundo no International Beer Challenge 2014.

Já a Easy Day Kölsh também combina bem com a primavera, pois é uma cerveja leve e refrescante perfeita para os dias mais quentes. “Diferentemente das características do estilo, essa Kölsh de cor amarelo claro é turva. A cerveja possui aromas de frutas cítricas e textura macia com final bem definido. É delicadamente equilibrada, refrescante e agradável no fim”, ressalta.

Mariana também indica a Primátor Weizenbier. “O rótulo é caracterizado pelo seu agradável aroma de cravo, típico deste tipo de cerveja, e seu sabor intenso de trigo com notas de banana. Possui corpo médio e o amargor suave, característico do lúpulo Saaz. Uma espuma alta e a nebulosidade das leveduras criam um corpo turvo, amarelo e bem denso”. Segundo ela, harmoniza muito bem com carnes intensas, como pato assado ou carne de porco, além de almôndegas, salsichas, frutos do mar e queijos de pasta mole, como mussarela.

A última indicação é a Hip Hop IPA. “É uma cerveja ousada e rica, tanto em aroma, quanto em sabor. Assim como o Hip Hop, estilo musical nascido de um movimento cultural, o estilo IPA também conquistou muitos fãs e já virou o tipo de cerveja favorito de muitos, quase como uma ideologia. O rótulo harmoniza com burgers, churrasco, comida mexicana, calabresa, cheddar e queijos azuis”, completa.

Compartilhar notícia