Cerveja feita com lúpulo brasiliense chega às chopeiras do DF

A Tamayo Hops se uniu à curitibana Lunatic Brew para elaborar uma receita feita com lúpulo fresco, plantado no Lago Norte

Raimundo Sampaio/Esp. MetrópolesRaimundo Sampaio/Esp. Metrópoles

atualizado 21/01/2020 18:33

A primeira cerveja feita com lúpulo fresco cultivado em Brasília está prestes a desembarcar nas chopeiras de alguns bares da capital: a Tamayo Hops se uniu à cervejaria curitibana Lunatic Brew para fazer uma harvest ale, ou seja, uma cerveja produzida com o insumo fresco, recém-colhido.

As flores aromáticas são da safra de 2019 de Pablo Tamayo, produtor de lúpulo no Lago Norte. Ele colheu o produto em 6 de dezembro e enviou no mesmo dia para Curitiba (PR). Menos de 24 horas depois de saírem do pé, os lúpulos Comet e Cascade estavam sendo processados na cervejaria.

Na última sexta-feira (17/01/2020), oito barris de 30 litros chegaram a Brasília. A colaboração entre brasilienses e curitibanos resultou em uma American IPA clássica, de coloração acobreada, amargor médio, aroma de frutas cítricas e notas de toranja, casca de laranja e limão siciliano.

Quem quiser provar o chope pode encontrá-lo em algumas casas do Distrito Federal: Fábrika da Cerveja, I Love Beer, Teta Cheese Bar, Metanoia Tap House, Godofredo, Publican e Corina compraram barris da cerveja e devem incluir nos cardápios nos próximos dias.

Fora de Brasília, é possível encontrar o chope na Balbúrdia Cervejeira, em Blumenau (SC); na River Falls Brewing Co, em Joinville (SC); no On Tap Bar e no Brewteco, no Rio de Janeiro (RJ).

Últimas notícias